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Balanço de 2014. Uma luz ao fundo do túnel

Por a 17 de Dezembro de 2014 as 12:41

Por Tânia Coelho, Manager – Sales & Marketing da Msearch

Podemos afirmar que 2014 foi marcado por um aumento da confiança dos consumidores, no entanto, estamos longe de considerar que o mercado esteja em pleno crescimento. O indicador de confiança dos consumidores aumentou ligeiramente em Outubro, prolongando a acentuada tendência ascendente observada desde o início do ano de 2013. A recuperação do indicador de confiança dos consumidores nos últimos dois meses, deveu-se ao contributo positivo das expectativas sobre a evolução da situação financeira dos agregados familiares e da situação económica do país (dados do INE – Instituto Nacional de Estatística).

Constatamos uma melhoria no desenvolvimento das empresas, resultado da definição e implementação de estratégias centradas naquilo que são as exigências de um mercado que está em constante mutação. É um facto que muitas empresas cresceram devido ao focus do seu negócio no mercado externo, essencialmente em mercados como Angola.

Por esse motivo, o recrutamento de profissionais para o mercado angolano, apresentou indicadores relevantes no que diz respeito ao negócio das empresas de Consultoria de Recrutamento. Arrisco em afirmar que para algumas destas empresas, 40% da sua faturação esteve centrada na mobilização/expatriação de profissionais para Angola, um mercado que continua emergente e cheio de oportunidades de negócio.

Em 2014, as empresas continuaram a investir nas exportações para a América Latina, Angola, Europa e Médio Oriente, em alguns casos, reforçando as equipas de exportação ou até mesmo, iniciando o seu processo de internacionalização.

Assistimos também, ao investimento no Key Account Management focado nas Grandes Contas e no Brand Management, como forma de posicionamento no mercado e destaque de uma marca no PDV (Ponto de Venda). O Online, também teve o seu lugar de destaque. As empresas continuaram a investir na integração de profissionais que pudessem desenvolver e implementar uma estratégia de Marketing Digital, como o caminho para o sucesso.

O Retalho ficou marcado por algum incremento nas vendas, mas acima de tudo, pela entrada de novas marcas no mercado nacional. O Retalho de Luxo continua a “dar cartas” nas zonas nobres da cidade das sete colinas. Em dois anos, abriram 66 novas lojas nas principais zonas de Lisboa, impulsionando o comércio de rua. Há um real ânimo no comércio de rua em Lisboa!

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que o índice de volume de negócios no Comércio a Retalho registou em Setembro uma variação homóloga de 2%. Com base nos mesmos dados, no terceiro trimestre de 2014, as vendas subiram 1,5% em termos homólogos. Com otimismo, estamos de “olhos postos” no ano de 2015.

 

*O autor escreve com o novo acordo ortográfico

 

 

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