Distribuição FMCG Marcas

“A redução da taxa de IVA de 21% para 20% foi um erro” diz Daniel Bessa

Por a 3 de Fevereiro de 2010 as 14:01

*Lusa

O economista Daniel Bessa considerou hoje (Quarta-feira) que a redução da taxa de IVA de 21 para 20% foi um erro, acrescentando que existem aumentos de impostos que são aceitáveis.

O economista, que disse estar “contente” com o Orçamento do Estado para este ano, porque já tem aprovação garantida, afirmou mesmo que “se não tivéssemos este orçamento, não tínhamos Governo”.

Sobre os impostos, Daniel Bessa considerou que foi um erro reduzir a taxa de IVA de 21 para 20%.

“Acho que há aumentos de impostos que são completamente aceitáveis, acho que a redução da taxa de IVA de 21 para 20% foi um erro”, disse, acrescentando que “a única forma de reduzir a despesa, de esquerda, é privatizar”, durante a conferência da Ordem dos Economista em Lisboa, que debate o Orçamento do Estado para 2010.

O economista afirmou também que lhe parece “pouco de esquerda” despedir ou reduzir os salários dos funcionários públicos. Neste ano, o Executivo já disse que os funcionários públicos não vão ser aumentados.

Para Daniel Bessa, com este Orçamento é possível “ganhar tempo”, considerando mesmo que esta foi a proposta possível e que “não condições para fazer melhor”.

O economista notou ainda a mudança no discurso do ministro das Finanças e considerando que este é um “orçamento de política”.

“Tiro o meu chapéu pelo trabalho que foi feito pelo ministro das Finanças, não tanto pelo que foi feito nos números, mas no discurso”, disse, fazendo referências a afirmações do ministro a dizer que não se podia acabar com a “dramatização” na discussão deste Orçamento e a mudança no discurso sobre os investimentos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *