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MSC Portugal inaugura plataforma logística no Entroncamento

Por a 28 de Novembro de 2008 as 2:00

msc-210.jpgA Mediterranian Shipping Company (MSC) Portugal inaugura em Maio de 2009 uma nova plataforma logística de 200 mil metros quadrados no Entroncamento (Casal Marcos Ferreira), em favor da qual será posto termo à actividade desenvolvida desde Maio de 2004 no terminal de contentores de Riachos, a um quilómetro do TVT – Terminal Multimodal Vale do Tejo. Os terrenos foram comprados pela empresa, e o projecto aprovado em reunião do executivo da Câmara Municipal do Entroncamento, a 17 de Novembro.

O terminal logístico, a parte do empreendimento a inaugurar em Maio, compreende 60000 metros quadrados, repartidos por um armazém alfandegário, um parque tecnológico de contentores, e um terminal ferroviário com ligação ao terminal marítimo de Sines (Terminal XXI, gerido pela Autoridade Portuária de Singapura) o qual, garante ao Diário Económico (DE) o director executivo da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, “será o único alimentador” da nova infraestrutura. A gestão caberá a uma participada da MSC Portugal, detida a 100% por esta: a MSC – Terminal do Entroncamento.

A área adjacente de 140 mil metros quadrados, a ser loteada para posterior construção de instalações logísticas e industriais, deve estar operacional em 2012 ou 2013, confia Carlos Vasconcelos. Nesta área adjacente, dizem os promotores, podem vir a ser investidos entre 30 e 80 milhões de euros.

A maior parte do investimento, que orçou em 12 milhões de euros, foi financiado por capitais próprios, e o restante mediante empréstimo bancário. Carlos Vasconcelos espera que no fim de 2015, graças aos proveitos resultantes do loteamento da área adjacente, e ao “crescimento no volume de negócios actual”, a relação entre lucros e prejuízos conheça um equilíbrio, explica o DE.

Segundo o semanário “O Mirante”, que cita declarações do Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jaime Ramos, a edilidade espera que sejam criados 600 empregos directos e relançada a cidade como plataforma de distribuição dos grandes fluxos ibéricos, à imagem do que a ferrovia proporcionou no início do século XX.

As ambições da MSC Portugal são, compreensivelmente, maiores. Fonte da empresa considerou ao “Mirante” que, “ao localizar-se centralmente num eixo atlântico (Vigo/Sines) e ao ser servida com uma ligação ferroviária a Espanha pela linha do Leste (fronteira Elvas/Badajoz), apresenta-se como a mais bem posicionada em termos de competitividade para soluções logísticas de base multimodal (marítimo-rodo-ferroviárias), sobretudo no mercado que se configura no espaço nacional, na Estremadura espanhola e na zona de Madrid”.

As mercadorias transitadas pelo terminal do Entroncamento terão como destinos a América do Sul, a China, os EUA, o Mediterrâneo e o Norte da Europa.

A MSC Portugal, instalada no País desde 1991 e com sede em Lisboa, detém 35% do mercado luso. A sua actividade dispersa-se pelos portos marítimos de Leixões e Sines, e pelos portos secos da Bobadela e Riachos. A casa-mãe é a MSC S.A., fundada em 1970 em Genebra.

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