Homepage Newsletter Produção

Surto do Covid-19 deixa aquacultura “à beira da falência”, alerta associação

Por a 27 de Março de 2020 as 14:08

seafood-3248701_1280A Associação Portuguesa de Aquacultores (APA) alertou que, devido à atual crise provocada pelo surto do Covid-19, o setor que representa está “à beira da falência”.

Num comunicado, citado pela Lusa, a associação refere que as vendas de peixe “caíram abruptamente” desde início deste mês. Nos bivalves “são mesmo nulas”, destaca.

A APA salienta que “mesmo na grande distribuição já se regista um decréscimo acentuado” nas vendas de peixe, além das quebras verificadas com o encerramento de restaurantes e interrupção das exportações.

Apelando à intervenção do Governo, a associação salienta que setor vê-se neste momento com dificuldades para gerir o “contínuo crescimento do stock”, que pode levar a um “colapso” dada as potenciais perdas de armazenamento.

Desta forma, a associação pede medidas para garantir o fornecimento de “energia, oxigénio e ração para os peixes”, além do transporte para distribuição do produto.

Quanto à linha de crédito de 20 milhões de euros já anunciada para o setor de Pesca e Aquicultura, reivindica a “rápida implementação” da mesma, “sem juros e reembolsável em cinco anos com um ano de carência”. Além disso, pede a “melhoria dos apoios ao lay-off”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *