Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Supermercados com 1.000 metros quadrados podem apenas ter 40 clientes

Por a 16 de Março de 2020 as 9:06

retalhoO Governo determinou no último domingo restrições ao acesso do público a todas as superfícies comerciais e espaços de restauração e bebidas.

Numa portaria que entrou no domingo em vigor, os espaços de comércio a retalho e as grandes superfícies estão impedidas de ultrapassar uma ocupação “máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

“Significa esta disposição que, no limite, um centro comercial, conjunto comercial, ou uma loja, comércio a retalho, não deverão ter uma ocupação simultânea superior a 4 pessoas por cada 100 metros quadrados, excluindo os trabalhadores e prestadores de serviços”, refere um comunicado do Ministério de Estado, da Economia e da Transição Digital.

A título de exemplo, uma loja do Lidl com 1.400 metros quadrados só poderá ser ocupada por 56 pessoas. Um supermercado da Mercadona com 1.900 metros quadrados poderá ter apenas, no seu interior, 76 clientes.

O centro comercial Colombo, em Lisboa, com 114.131 metros quadrados, só permitirá 4.565 pessoas.  “A situação excecional que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 exige a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente, entre as quais medidas que aumentem as possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático”, explica o Governo.

A portaria que entrou no domingo em vigor realça ainda que “o rácio fixado permite uma circulação nestes estabelecimentos que salvaguarda as recomendações de distanciamento social vigentes, sem prejuízo de os operadores económicos estabelecerem valores mais restritivos”.

Ainda no domingo, alguns  comerciantes manifestaram-se em vários centros comerciais para defender o encerramento das grandes superfícies, como ocorreu no Colombo, no Vasco da Gama e no Almada Fórum, na zona de Lisboa.

No último sábado, a Ingka Centres anunciou que os lojistas do MAR Shopping Matosinhos e do MAR Shopping Algarve poderão reduzir os horários de funcionamento para o período entre 12h e as 20h. Também a Sonae Sierra avançou com a mesma medida.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *