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Sustentabilidade, supply chain, pessoas e digitalização centram a visão estratégica da APED até 2026

Por a 18 de Abril de 2024 as 12:12

A Visão Estratégica 2023-2026 da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) assenta nos eixos Sustentabilidade, Supply Chain, Pessoas e Digitalização, que visam reforçar o posicionamento da associação junto dos seus associados e parceiros e na sociedade portuguesa.

As prioridades estratégicas da APED foram apresentadas no dia 17 deste mês, em Lisboa, numa sessão pública encerrada pelo secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.

Na abertura, José António Nogueira de Brito, presidente da APED referiu que “vivemos tempos de extraordinária incerteza e volatilidade que exigem uma forte capacidade de análise com vista à implementação de linhas de ação para responder a desafios das mais diversas naturezas”, entre os quais as alterações climáticas, a guerra e as suas consequências na cadeia de abastecimento, a recessão económica e os ataques informáticos.

Criação de um Conselho Estratégico 

A partir desta realidade, a APED definiu os quatro eixos fundamentais da sua atividade até 2026.

O eixo Sustentabilidade indica, entre outras metas, a descarbonização das atividades do setor até 2040, a implementação de um projeto piloto na área têxtil e melhores práticas de gestão de materiais, produtos e serviços e de combate ao desperdício.

Na área Supply Chain está prevista a realização de um estudo, com um parceiro externo, sobre o papel do retalho na economia e na sociedade, e a criação de um Conselho Estratégico para análise dos desafios do setor em particular e da economia como um todo, com impacto para o consumidor.

O eixo Pessoas tem como prioridades a criação de condições para o reforço das negociações do Contrato Coletivo de Trabalho e uma reorganização interna com vista a acompanhar mais de perto a gestão de recursos humanos.

Por último, no âmbito do eixo Digitalização será criado um Observatório Digital para monitorizar tendências e alterações legislativas relacionadas com o e-commerce, robótica, inteligência artificial, blockchain e smart payments. A APED vai ainda lançar o Manual de Boas Práticas de Cibersegurança, tendo em conta uma maior resiliência do setor aos ataques cibernéticos e aos riscos associados.

“Queremos ser exemplo para outros setores, para a sociedade, queremos ser exemplo para Portugal. Estes quatro eixos que definimos não podem ser separados uns dos outros. As pessoas não podem ser separadas do objetivo da sustentabilidade, do objetivo da digitalização e da melhoria dos negócios. Do mesmo modo não podemos ter empresas sem uma supply chain organizada e, finalmente, não podemos ter um setor que olhe para o futuro sem olhar para a digitalização”, defendeu Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED na apresentação das conclusões da sessão.

A APED conta com 207 associados, que representam 145 mil colaboradores e 12,2% do volume de negócios em percentagem do PIB nacional. Entre 2018 e 2023, o conjunto dos seus associados criou 20.400 postos de trabalho, tendo 81% dos colaborados com vínculo efetivo. O volume de negócios representa 32 mil milhões de euros.

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