Destaque Homepage Distribuição ESG Homepage Newsletter

Sovena com 100% de eletricidade renovável em todas as operações na Península Ibérica

Por a 10 de Abril de 2024 as 9:04
Fotografia Sovena

Todas as operações do Grupo Sovena na Península Ibérica utilizam 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis. A empresa já consumia unicamente eletricidade verde nas suas fábricas, lagares e herdades em Portugal e também na fábrica de Brenes, em Espanha, tendo agora adquirido certificados de eletricidade verde para as fábricas de Andujar (Andaluzia), e Plasencia (Cáceres), e para os lagares de Monteolivo e San Pedro (Jaén).

“A transição energética tem sido uma prioridade do Grupo, que se renova na estratégia de sustentabilidade da Sovena definida para os próximos três anos. Reconhecemos a necessidade urgente de descarbonização e temos atuado em várias frentes, sendo a gestão eficiente e sustentável de energia uma peça fundamental.” enaltece Jorge de Melo, CEO da Sovena.

O consumo de eletricidade destas quatro unidades representa mais de 25% das necessidades totais da operação na Península Ibérica, equivalente a cerca de 5.500 toneladas de CO2 anuais. Com esta medida a Sovena dá mais um passo no compromisso com a descarbonização e a proteção do ambiente, contribuindo para que o setor caminhe em direção aos objetivos globais da neutralidade carbónica.

A empresa tem apostado, paralelamente, em duas frentes: reduzir o consumo e transitar para fontes de energia sustentáveis. Assim, já tem instalados painéis solares para autoconsumo nas suas herdades em Portugal e nas fábricas no Barreiro, em Brenes e Plasencia. Em 2024, juntar-se-á a sua fábrica em Almada, através de um PPA (Power Purchase Agreement) solar offsite, estando a Sovena a analisar a instalação de parques solares na mais recente unidade da Centazzi e na fábrica em Andujar (Espanha), bem como nas suas unidades fabris nos Estados Unidos da América.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *