Sem categoria

53 empresas na corrida aos Prémios Heróis PME

Por a 9 de Abril de 2024 as 12:00
Prémios Heróis PME

Estão oficialmente encerradas as candidaturas para a 6ª edição dos Prémios Heróis PME, um projeto desenvolvido pela Yunit Consulting. A categoria Geral Heróis PME, que pela primeira vez vai premiar um vencedor por subcategoria – Micro, Pequenas e Médias empresas – cresceu 16% face à última edição. Um crescimento impulsionado pela nova segmentação que permitiu às empresas relacionarem-se com a iniciativa de forma mais estreita, tendo em conta os critérios que permitem caracterizá-las e inseri-las no seu patamar de negócio, refere a organização. Por outro lado, a nova estrutura da categoria Geral Heróis PME reforça o reconhecimento das PME, independentemente da sua dimensão, distinguindo-as enquanto exemplos de empreendedorismo, acrescenta.

“Enquanto força vital para a economia, geradoras de emprego e verdadeiras catalisadoras de inovação, as PME são responsáveis por uma parcela significativa do nosso PIB e, em muitos casos, cruciais para o desenvolvimento regional. A cada nova edição dos Heróis PME procuramos celebrar a criação, o desenvolvimento e a sustentabilidade destas empresas que tantos desafios enfrentam,” afirma Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting. “Acreditamos que afunilar a categoria mais transversal dos prémios permitiu encorajar empresas que eventualmente se sentiam menos preparadas para dar este passo,” enaltece.

Segundo dados da organização, à semelhança da edição passada, a categoria Sustentabilidade voltou a registar uma tendência muito positiva, crescendo 38% face a 2023 e comprovando, uma vez mais, que as PME portugueses mantêm as práticas responsáveis no radar das suas operações.

No que diz respeito à distribuição geográfica das empresas, os distritos de Lisboa e Porto igualam no número de candidaturas apresentadas, representando 24% cada. Em segundo lugar surge o distrito de Leiria (12%), seguido do distrito de Setúbal (10%). Ainda nas primeiras cinco posições, 8% das empresas candidatas têm sede no distrito de Aveiro e 6% em Braga e Coimbra.

As PME portuguesas estão presentes numa ampla gama de setores. No resumo setorial, a Indústria lidera o número de candidaturas, em oposição a 2023 em que não registou nenhuma, seguido de Serviços, Outros, Comércio,  Construção e Transportes, ambos com a mesma percentagem de candidaturas, Informática e Alojamento.

A abertura das votações do público acontece já no próximo dia 22 de abril e os três finalistas de cada categoria serão anunciados a 24 de maio.  Os  vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios marcada para 27 de junho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *