Homepage Newsletter Opinião

Mais qualidade no serviço e tecnologia ao serviço do cliente: o retalho em 2024

Por a 8 de Abril de 2024 as 12:00
Emanuele Soncin business unit director de Portugal, Espanha e França na Checkpoint Systems

Por Emanuele Soncin, business unit director de Portugal, Espanha e França na Checkpoint Systems

Os últimos anos têm representado um desafio crescente para o retalho e os consumidores, com os problemas de abastecimento, aumento de preços e mudanças de comportamento de consumo aos quais a tecnologia tem aportado mais ferramentas e, simultaneamente, potenciais desafios. Para 2024, as tendências associadas a qualidade do serviço e como a tecnologia pode ajudar continuam, sem dúvida, na ordem do dia para os retalhistas.
Ao longo do último ano, as notícias, relatórios e reportagens sobre o desenvolvimento de novas tecnologias, como é a robótica, têm acolhido todas as atenções, e o seu desenvolvimento exponencial é o reflexo deste interesse. Claro que a sua implementação e incorporação no dia a dia dos diferentes setores é uma realidade que temos que encarar para 2024, mas o fator humano que advém com a compra no retalho, assim como a qualidade do serviço prestado continuam a ser duas tendências que os retalhistas têm que ter em conta na gestão quotidiana dos seus negócios.

Para este desafio, a tecnologia é uma ferramenta e um aliado incontornável dos retalhistas. O crescente problema com o abastecimento de produtos traz consigo um aumento de preços, uma escassez de artigos e constrangimentos de gestão de stock. Para tal, as tecnologias que permitem uma rastreabilidade de produto total são fundamentais. Para 2024, esta tecnologia permitirá não apenas manter os stocks atualizados e localizados, como criar experiências de compra satisfatórias para o cliente.

Ao localizar os produtos em toda a cadeia de abastecimento, inclusive os frescos e com datas de validade específicas, o retalhista será capaz não apenas de saber qual o stock que tem disponível para venda aos seus clientes, como também garantir que o mesmo chega ao cliente no momento certo. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite ao retalhista ir ao encontro das necessidades do seu cliente com campanhas direcionadas – o que anteriormente era visto apenas como uma contagem simples de clientes, pode hoje ser analisado pelos gestores das empresas na criação de padrões de consumo sofisticados e painéis de tendências futuras. Assim, ao cliente é possível garantir que o produto que pretende está disponível no momento em que o procura, e ao melhor preço possível. Ao retalhista, permitirá uma visão geral do seu negócio, assim como quais as tendências de consumo dos seus clientes.

Em situações em que o ambiente internacional poderá comprometer o normal funcionamento do retalho, possuir e analisar estes e outros tipos de dados é fundamental para os retalhistas, mas é-o também para os produtores. Sobretudo em setores como as bebidas e equipamentos tecnológicos, mais sensíveis à reputação da marca, a tecnologia de rastreabilidade, aliada á gestão de stocks é essencial como garante de qualidade do seu produto e fidelidade para o consumidor.

Para 2024, a tecnologia estará ao serviço dos retalhistas e dos clientes no garante de disponibilidade de produtos e gestão de stocks, e a entrada na indústria 4.0 será um aporte essencial para compreender as tendências atuais e futuras no retalho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *