Homepage Newsletter Produção Vinhos

Dia 4 de maio o mundo do vinho volta a celebrar o Dia Internacional da Baga

Por a 5 de Abril de 2024 as 12:38

No próximo dia 4 de maio, das 10 às 18 horas, o mundo do vinho volta a celebrar o Dia Internacional da Baga, um momento para enaltecer a casta-rainha da região da Bairrada. Para assinalar, os sete produtores que integram os Baga Friends – Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio abrem as portas das suas adegas e mostram a tradição e a qualidade dos vinhos da Bairrada.

A cada primeiro fim-de-semana de maio, os sete produtores recebem todos os que quiserem conhecer os segredos que estão por detrás destes vinhos, desfrutando de degustações de vinhos, harmonizações com petiscos tradicionais da região e com a possibilidade de falar com os produtores.

Este ano, serão apresentados vinhos novos e colheitas novas das marcas mais conhecidas, mas também vinhos mais antigos, alguns esgotados ou já sem distribuição. Para a Filipa Pato, a edição de 2024 será o momento para abrir aos visitantes, as portas da sua recém-inaugurada adega. A Quinta das Bágeiras, que está a celebrar 35 anos, aproveita para assinalar a data com pompa e circunstância. E Luís Pato terá uma organização de festas local para vender bifanas no local.

Neste mesmo dia à noite, o grupo de produtores amigos da Baga estarão presentes num jantar de harmonização da Baga com um menu do Rei dos Leitões, parceiro do evento que pensou os pratos a combinar com cada vinho. Será um momento de convívio e partilha em torno da Baga e das tradições culinárias da região.


“Este grupo já fez imenso pela Baga”

A Baga, conhecida pela sua complexidade, elegância e capacidade de envelhecimento, é uma casta que tem desempenhado um papel fundamental na história vitivinícola da Bairrada e que tem permitido a produção de grandes vinhos nacionais que conquistam o mundo: representa 4% da área plantada em Portugal, sendo a sétima casta tinta mais utilizada na produção de vinho a nível nacional. Dos mais de oito mil hectares plantados em todo o país, a Bairrada é a região com maior peso, na ordem dos três mil e quinhentos hectares.

A casta Baga tornou-se uma casta procurada por todos e valorizada, fruto de um trabalho conjunto dos produtores da região, e do grupoBaga Friends, que conseguiram criar interesse internacional e nacional à volta desta casta, demonstrando que dela podiam resultar alguns dos melhores vinhos de Portugal. Juntos, os Baga Friends têm mais de 70ha de Baga plantados, o que representa quase metade das suas áreas totais de vinha – uma aposta forte e vencedora.

“Este grupo já fez imenso pela Baga. A casta está definitivamente na moda e aqueles que há anos criticavam a Baga, hoje acham que ela é o máximo. Isso traduz o trabalho dos Baga Friends”, sublinha Luís Pato.

“Aqui cada um trabalha a Baga à sua maneira, com a sua identidade e com a sua abordagem própria. O segredo do nosso sucesso é esse mesmo: revelar que é através da soma do todo que conseguimos revelar a excelência desta casta a nível mundial”, frisa Paulo Sousa.

Foi em 2012 que um grupo de produtores da Bairrada se uniu para criar uma associação sem fins lucrativos de promoção da casta-rainha da região em todo o mundo, mas a ideia deste grupo havia nascido antes, em 2009. Dez anos depois da criação da associação, em 2022, os Baga Friends criaram o Dia Internacional da Baga, comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de maio, abrindo as suas adegas com programas diversificados ao longo do dia. O trabalho dos produtores dos Baga Friends estende-se além-fronteiras e contribui para o reconhecimento da qualidade dos vinhos de Portugal no mundo. O Dia Internacional da Baga é uma contribuição adicional de relevo a este trabalho de promoção dos vinhos nacionais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *