Distribuição Homepage Newsletter

Helexia Portugal apoia a Leroy Merlin na implementação da Certificação Breeam em 13 lojas da marca

Por a 25 de Março de 2024 as 10:06
Leroy Merlin
Leroy Merlin

A Helexia Portugal está a apoiar a Leroy Merlin na implementação da Certificação Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) em 13 lojas da marca. Em Portugal, atualmente, para além do certificado energético obrigatório, existem outras formas de certificação mais completas para imóveis que, para além da avaliação do desempenho energético, procuram avaliar a sustentabilidade de um edifício sob vários prismas, sendo a certificação Breeam é uma dessas certificações.

Embora não seja uma certificação obrigatória, a retalhista decidiu implementá-la, com a ajuda da Helexia em 13 lojas da marca. Atualmente, já existem sete lojas certificadas: Leiria, Albufeira, Loulé, Braga, Funchal, Alta de Lisboa e Setúbal; duas lojas com processo de certificação a decorrer: Aveiro, Sintra; e mais quatro lojas cujo processo está prestes a iniciar-se: Gaia, Matosinhos, Alfragide e Gondomar. Nas lojas de Albufeira e Funchal, a Helexia trabalhou em conjunto com a Cushman & Wakefield que atuou como assessora na realização destas certificações.

“Na Helexia apoiamos todas as empresas no caminho para a descarbonização, o que inclui, também, este tipo de certificações. Analisamos todos os parâmetros passíveis de melhoria e trabalhamos lado a lado com as empresas para implementar o projeto personalizado que elaboramos, assegurando assim que atinjam a certificação desejada. Com esta certificação, a Lerpy Merlin reforça o seu posicionamento enquanto loja de retalho preocupada com a sua pegada ecológica.” sublinha Marta Jordão, business line manager de energy services da Helexia, em comunicado.

Quanto à parceria com a Helexia, Edgar Malato, responsável de projetos técnicos, manutenção e segurança da Leroy Merlin Portugal, afirma: “acreditamos firmemente que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao nosso compromisso para com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Esta parceria com a Helexia, não só permite-nos atingir as metas ambientais que nos propusemos a cumprir, como também fortalece a nossa posição enquanto lojas de retalho comprometidas com um futuro mais verde e sustentável, ajudando-nos na diferenciação com os nossos principais concorrentes.”.

Esta certificação  avalia o desempenho ambiental de edifícios em várias categorias, como energia, água, materiais, resíduos, saúde e bem-estar, transporte, uso do solo e ambiente, e pretende promover práticas de construção sustentável, reduzindo o impacto ambiental dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida, desde o planeamento até à construção, operação e manutenção, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por arquitetos, engenheiros, empresas imobiliárias e proprietários de edifícios para demonstrar o compromisso com a construção sustentável.

Um estudo recente da Cushman & Wakefield conclui que a nível nacional existem cada vez mais empresas a apostar neste tipo de certificações sustentáveis, mas os Breeam são os que têm maior expressão, com cerca de 117 edifícios certificados, dos quais 90% são relativos a edifícios em uso e quase metade alusivos ao setor do retalho. Tendo como base estes valores, a Leroy Merlin irá representar mais de 20% das certificações relativas ao retalho em Portugal.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *