Destaque Destaque Homepage Distribuição Exportação FMCG Newsletter Ponto de Venda Produção

Já pode ler a edição de Março do Hipersuper

Por a 22 de Março de 2024 as 15:06
Hipersuper 421

“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este é o alerta de Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes, que em entrevista ao Hipersuper fala de crescimento, de internacionalização e das medidas urgentes para o setor. “Se me perguntar quais são os principais desafios do setor, o primeiro é a água, o segundo é a água, o terceiro é a água”, afirma.

Na edição de março do Hipersuper não podíamos deixar de assinalar a Páscoa e todas as suas tradições que tornam esta época tão especial. E uma das empresas que mais se destaca nesta época é a Imperial com os seus chocolates e amêndoas. Motivo para uma conversa com Francisco Pinho da Costa, responsável de marketing da empresa, cujos produtos têm passado de geração em geração, com direito a uma visita as instalações da Imperial, onde no dia em que o fizemos, estava a ser feito um dos principais produtos desta época: as amêndoas de Páscoa. “A Regina é a marca icónica de chocolates portugueses” enaltece o responsável.

A fileira da amêndoa está a crescer e a aumentar a capacidade de exportação e as projeções da Portugal Nuts mostram que o país pode, nos próximos quatro a cinco anos, integrar a lista dos principais produtores mundiais de amêndoas. Fomos ouvir alguns responsáveis sobre os desafios e o futuro desta fileira, num especial que merece a sua leitura.

Das amêndoas aos mirtilos: pode ler também nesta edição um trabalho sobre esta fileira. 2023 foi um bom ano para a produção de mirtilos, uma fileira de ponta na produção nacional de pequenos frutos e que se impõe pela qualidade e variedade. Fomos saber mais.

De 7 a 9 de abril a FIL, em Lisboa, recebe a 8.ª Feira profissional de máquinas, equipamentos e matérias-primas para pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria. O mote para uma conversa com Paulo Amaral, gestor comercial e coordenação de eventos da Exposalão, que não tem dúvidas: a Tecnipão vai reunir os mais importantes players e ser uma grande montra para as empresas mostrarem toda a sua potencialidade em termos de apresentação e divulgação de novas propostas.

Pode ler também nesta edição:  quais as tendências que marcam os segmentos de arroz, massas e lacticínios, conhecer todos os vencedores do Prémio Sabor do Ano, um especial sobre recursos humanos e como é importante promover a felicidade e o bem-estar dos trabalhadores e porque é que Pedro Amorim, diretor de vendas da Manpower, defende que as organizações que conseguirem criar ambientes de trabalho flexíveis, psicologicamente estáveis e saudáveis serão as que terão maior capacidade para atrair e reter trabalhadores.

Fomos ouvir também Maria Cândida Marramaque, diretora geral da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), que não tem dúvidas: “A sustentabilidade é uma das áreas chave ao nível da inovação”.

E por falar em inovação: Corium Biotech é pioneira mundial na criação de couro exótico em laboratório. Fomos saber porquê. Pode ler também quais os produtos que a LFA Innovation premiou.

“No retalho, os euros estão a circular de mão em mão. E não apenas entre insígnias. Dentro da própria insígnia, há transferência da marca de fabricante para a marca do distribuidor”, afirma Marta Santos, diretora de clientes e analítica na Kantar Worldpanel, em entrevista ao Hipersuper.

A Empack e Logistics & Automation Porto chega em abril, com mais participantes, e pretende proporcionar uma plataforma para as empresas explorarem e adotarem tecnologias inovadoras, especialmente no contexto da Indústria 4.0. Quem o diz é Oscar Barranco, diretor da feira em Portugal e Espanha, ao nosso jornal.

Também nesta edição um especial sobre como o ponto de venda, o derradeiro ponto de contato entre as marcas e os consumidores e onde ainda são tomadas a maioria das decisões de compra, é, cada vez mais, decisivo para as marcas.

Ao folhear esta edição pode ainda ler os artigos de opinião de David Lacasa, Sara Monte e Freitas, Emanuele Soncin,  Miguel Murta Cardoso e a análise de Eduardo Serra.

Quer ler esta edição?

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *