Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

FIPA pede um Ministério da Agricultura e da Alimentação forte

Por a 22 de Março de 2024 as 10:35
Presidente da FIPA, Jorge Henriques
Presidente da FIPA, Jorge Henriques

Portugal necessita de “uma verdadeira estratégia agroalimentar”, defende a FIPA- Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, numa altura em que o novo Governo se prepara para tomar posse.

Num comunicado, a FIPA pede um Ministério da Agricultura e Alimentação “robusto e promotor de políticas que sirvam para promover a indústria portuguesa agroalimentar”, e afirma quer o setor, está a enfrentar situações complexas, ao longo de toda a cadeia. “Os próximos tempos continuarão a ser marcados por uma elevada imprevisibilidade e muitos desafios à vida das empresas”, alerta a federação.

Nesse sentido, Jorge Henriques, presidente da FIPA, diz ser urgente “um elevado espírito de cooperação e união em prol da competitividade e da sustentabilidade da indústria portuguesa agroalimentar”. Algo que, acrescenta, “só se consegue através de diálogo” com o Ministério da Agricultura e da Alimentação.

Recentemente, a FIPA realizou uma ronda de reuniões com os partidos políticos com assento parlamentar aos quais manifestou as preocupações do setor, como “a necessária adequação da política fiscal à competitividade, a necessidade de uma visão clara para a criação de uma rede de infraestruturas sólida e competitiva, um maior empenho no eliminar de barreiras alfandegárias em várias geografias”.

A FIPA representa uma indústria transformadora que contribui para a economia nacional com um volume de negócios de 22,4 mil milhões de euros e com um valor acrescentado bruto de 3,8 mil milhões de euros. Emprega mais de 112 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos.

Foto de arquivo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *