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Projeto criado por seis empresas já recolheu 22,5 toneladas de cápsulas de café

Por a 18 de Março de 2024 as 11:11

O projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de café, lançado por seis empresas em Portugal, recolheu 22,5 toneladas de cápsulas até dezembro de 2023 e o objetivo é levar a iniciativa a mais municípios do país.

Lançado em 2022 pelas Delta Cafés, José Maria Vieira, Massimo Zanetti Beverage Iberia, Nestlé, Newcoffee e UCC – empresas que integram a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) – tem por objetivo “encontrar uma solução ambientalmente sustentável para um correto encaminhamento das cápsulas de café em fim de vida e uma também correta valorização dos seus componentes”, explica a AICC.

Idealizado em 2019, o projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de café necessitou de vários anos de estudos de viabilidade técnica e económica e realização de testes físicos, até ser lançado em novembro de 2022 com um sistema de recolha dedicada de cápsulas de café usadas, que contou com o apoio das comunidades locais.

Implementado em seis municípios – Cascais, Guimarães, Lisboa, Cantanhede, V. Nova Famalicão e Almada, atinge atualmente 12% da população portuguesa. “No total, existem à data vários ecopontos dedicados, que oferecem a 1,2 milhões de portugueses uma solução de proximidade para a reciclagem das cápsulas de café”, destaca a AICC.

Em 2024 o objetivo é alargar o projeto a 10 novos municípios e contribuir para o aumento das taxas de reciclagem através de campanhas de sensibilização. “Este projeto é o culminar de um esforço continuado de todo o setor do café em prol da sustentabilidade e da circularidade das cápsulas de café, mas é também o início de um intento mais amplo para levar a reciclagem até à porta (ao município) de todos os consumidores de cápsulas de café em Portugal”, refere Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da AICC.

Pioneiro no pais, o projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de café congrega as marcas Belissimo, Bogani, Buondi, Chave D´Ouro, Delta Q, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC.
A AICC representa 90% dos players do setor em Portugal. Integra a FIPA e representa a indústria portuguesa torrefatora e comercializadora de café, que inclui marcas de referência com mais de 100 anos de existência.

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