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São estas as 10 grandes tendências do setor agroalimentar para 2024

Por a 11 de Março de 2024 as 9:44

A PortugalFoods apresentou as dez grandes tendências mundiais do setor agroalimentar para este ano, no âmbito de uma conferência que juntou mais de 250 representantes da indústria agroalimentar portuguesa no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia da Maia (TecMaia). A conferência ‘Trends 2024’ deu a conhecer as linhas orientadoras que estão a influenciar as marcas e os fabricantes alimentares em todo o mundo.

Maior cuidado com a saúde; mais foco em marcas preocupadas com o ambiente; crescimento dos produtos de origem vegetal; maior abertura aos sabores do mundo; kits com ingredientes para criar determinados pratos ou produtos pré-confecionados para cozinhar em casa. 

Estas são algumas das dez grandes tendências do setor agroalimentar para 2024 a nível global, apresentadas pela consultora internacional Innova Market Insights na conferência ‘Trends 2024’, a convite da PortugalFoods. Segundo Marta Delgado del Río, que apresentou as 10 tendências, “os consumidores têm absorvido muita informação nos últimos anos e associam produtos de qualidade a determinados ingredientes saudáveis, desde ‘superfrutas’, proteínas ou até bactérias amigas para o organismo”.

Seguir as novas tendências exige que produtores, empresas e marcas nacionais consigam capacitar-se e criar produtos ino vadores. Aos associados, a PortugalFoods garante o apoio “através da sua capacidade de análise de informação de business intelligence” que está disponível a partir do Observatório PortugalFoods, “gerado de mercado, de consumidor e de lançamento de novos produtos a nível global”, explica a diretora executiva da entidade gestora do cluster do setor agroalimentar nacional. Deolinda Silva acrescenta que, dessa forma, ajuda as empresas a estruturar a sua atuação em termos de inovação concertada com o mercado. Adicionalmente, a associação pode apoiar as empresas na procura de soluções para os seus desafios de desenvolvimento de novos produtos. “Dentro da rede, a PortugalFoods promove ainda, capacitação em áreas tao importantes como: certificação, legislação, internacionalização”, sublinha.

Ingredientes, natureza, saúde

Mas quais são as dez grandes tendências do setor agroalimentar para 2024? Segundo a Innova Market Insights são estas:

Ingredientes-estrela Os ingredientes são o fator decisivo na escolha dos consumidores na hora da compra, com a proteína a ser o mais procurado: as novas gerações procuram proteína e minerais, as mais velhas querem produtos com vitaminas, fibras ou Ómega-3. Cerca de um terço dos consumidores dizem que procuram sempre informação sobre os ingredientes presentes nos rótulos das embalagens.

Nutrir a natureza Os consumidores querem garantias de que as marcas estão a ter ações concretas que protejam o ambiente e a natureza e, por isso, procuram produtos que usem menos água, protejam as florestas ou utilizem apenas energias renováveis no seu processo produtivo. A implementação de bioengenharia e de tecnologia para criação de variedades mais adaptadas e o uso de agricultura regenerativa ou biodinâmica são apreciados.

Priorizar a prevenção Mais de um terço dos consumidores pretende ser pró-ativo na gestão da sua saúde. A indústria deve, por isso, procurar conhecer ao máximo os seus públicos-alvo e definir as mensagens de acordo com as principais preocupações de saúde.

Produtos de origem vegetal Os alimentos à base de plantas sobem de posição na lista de tendências. Mais de metade dos consumidores expressam o desejo de experimentar versões plant based de culinária tradicional e local, com a indústria a responder com a oferta de refeições prontas em formatos acessíveis e simples.

O local torna-se global Mais de dois terços dos inquiridos estão disponíveis para experimentar, e incluir nas refeições do dia-a-dia, sabores do mundo. E metade dos mais jovens querem mesmo provar e cozinhar refeições de zonas distantes do planeta. Mas os clientes preferem produtos produzidos nos seus próprios países, valorizando quem apresenta essas opções mesmo para pratos tradicionais de outras geografias.

Heróis na cozinha Durante a pandemia, muitos consumidores puderam dedicar mais tempo à cozinha e com a inflação esse comportamento mantém-se. As novas tendências passam pelo lançamento de kits com ingredientes para determinados tipos de culinária (japonês, coreano, mexicano) ou por produtos pré-confecionados que recriam pratos e bebidas habitualmente consumidos na restauração.

Indulgência saudável Os consumidores pretendem que os snacks e produtos que lhes transmitem ‘conforto’ sejam feitos com ingredientes ‘saudáveis’, adicionando probióticos, prebióticos, antioxidantes, cálcio, fibras naturais.

Oceanos de possibilidades Os oceanos vão ser as quintas do futuro, com processos produtivos mais sustentáveis. Os lançamentos de alimentos e bebidas com microalgas, por exemplo, aumentaram mais de 42%, em termos acumulados, entre 2020 e 2023. 

H2O, diversificar o futuro As bebidas e os ingredientes que estavam confinados aos desportos e aos ginásios saltaram para as prateleiras dos supermercados. A preocupação com o envelhecimento saudável criou um mercado onde águas com adição de nutrientes e características únicas são muito valorizadas. 

Minimizar o ruído A transparência e a honestidade na informação nutricional são determinantes: metade dos novos consumidores diz recear que as marcas os enganem na sua comunicação e priorizam embalagens claras, com um bom conteúdo e sem elementos visuais exagerados.

Lançado o Observatório VIIAFOOD

Durante a ‘Trends 2024’ foi divulgado o trabalho desenvolvido pela Knowledge Division, o departamento da PortugalFoods centrado na inovação. A coordenadora, Teresa Carvalho, destacou os projetos mobilizadores dinamizados pelo departamento, MobFood e cLabel+, e revelou estar agora a ser preparado um terceiro projeto, no âmbito do Portugal 2030. A Knowledge Division é ainda responsável pelo prémio Ecotrophelia Portugal, competição de inovação alimentar para universitários que desde 2017 permitiu o desenvolvimento de mais de 120 produtos. 

O evento foi também palco de lançamento do Observatório VIIAFOOD, que pretende informar os associados da Agenda VIIAFOOD sobre os novos produtos apresentados no mercado global. Ana Machado Silva, R&D+i Food & Sustainability coordinator na MC, explicou que o observatório irá, entre outras valias, “disponibilizar a todo o setor, sumários de tendências, infografias e relatórios”. “Acreditamos que pode ser muito útil terem acesso a esta informação e utilizá-la no desenho dos projetos internos ou projetos mais agregadores”, defendeu. De lembrar que a Agenda VIIAFOOD congrega 29 empresas e 20 universidades, centros de investigação e laboratórios colaborativos.

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