Nesletter_Especial_2

“A InovCluster conta com mais de 12 anos de experiência neste mercado”

Por a 11 de Março de 2024 as 12:21
Patrícia Coelho, presidente da InovCluster

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro tem marcado presença na Alimentaria, em Barcelona, desde 2012. Integra o Portuguese Agrofood Cluster, o cluster para o setor agroalimentar português, liderado pela PortugalFoods e que tem ainda associados o AgroCluster e a Portugal Fresh. Patrícia Coelho, presidente da InovCluster, destaca a participação desta entidade no certame realizado num mercado fundamental para as exportações portuguesas.

O que espera a InovCluster desta edição da Alimentaria?

A cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, baseada numa estratégia de crescimento comum, tem por base a dinamização económica de ambos os países. Desta forma, o mercado espanhol apresenta-se como um dos mercados mais importantes para as exportações agroalimentares nacionais. Assim, continua a ser nossa intenção afirmar a presença das nossas empresas associadas na Alimentaria Barcelona, neste que é considerado um dos certames de maior relevância em território europeu para o setor agroalimentar. A proximidade geográfica continua a determinar o sucesso das exportações a curto e médio prazo. É por isso que desde 2012 temos vindo a marcar presença na Alimentaria Barcelona, sendo que na edição de 2024 a participação conjunta organizada por nós será composta por três PME´s.

Para além disso, neste certame, a InovCluster contará ainda com um espaço próprio para divulgação do seu trabalho e da sua massa associativa, de modo a continuar a reforçar a sua credibilidade, a desenvolver a sua rede e a sua influência europeia, com o objetivo único de apoiar os seus associados nos seus processos de internacionalização e de inovação, tornando-os assim mais preparados para enfrentarem os desafios do mercado global.

Segundo o diretor geral da Alimentaria Barcelona, em 2024 haverá mais empresas portuguesas. Caso se confirme, como analisa esse crescimento?

Em 2022 estivemos presentes com um conjunto de seis entidades (cinco empresas com representantes no local e uma entidade por representação da Câmara Municipal de Castelo Branco) tendo as mesmas reportado resultados positivos da iniciativa.

Apesar de se registar, no âmbito da concertação de vários projetos promovidos pela AICEP, a dinamização deste certame por parte de várias entidades portuguesas, continua a justificar-se a nossa participação pelo número de micro e pequenas empresas interessadas em participar e pelo facto de estas representarem um segmento de elevado potencial para o mercado espanhol – neste caso o setor dos queijos com grande expressão entre os associados da InovCluster.

Notamos, no entanto, a existência de uma contração das empresas, em específico das micro e pequenas empresas que representam uma grande percentagem dos associados da InovCluster, em participar em certames internacionais, não só pelos investimentos que os mesmos representam para a empresa, mas pelo facto de existir hoje uma maior oferta de missões empresariais e de ações de apoio à internacionalização mais ajustadas às realidades organizacionais das empresas, que faz com que haja nos últimos anos uma quebra de interesse na participação neste tipo de certames de uma forma geral.

Qual é a mais-valia da participação em certames como a Alimentaria Barcelona, debaixo do chapéu da InovCluster? 

As mais valias apresentam-se de diversas formas. A primeira que identificamos reside no facto desta participação es ar integrada num Projeto Conjunto de Internacionalização financiado pelo COMPETE 2030 e do qual a InovCluster é promotora, permitindo a cada empresa participante, desde que cumprindo os requisitos de elegibilidade do aviso, obter até 50% de reembolso dos custos da participação neste certame. Para além de que a InovCluster conta com mais de 12 anos de experiência neste mercado e dispõe de contatos privilegiados para a dinamização das agendas comerciais das empresas participantes, potenciando o sucesso da iniciativa. Sendo uma participação de dimensão reduzida, garante-se o apoio de proximidade que as empresas necessitam.

Referir ainda que o selo ‘Cluster Management Excellence’ atribuído pelo Secretariado Europeu para a Análise de Clusters (ESCA), um organismo europeu de análise e certificação que atua em nome da European Cluster Excellence Initiative (ECEI), premiou no passado mês de dezembro a excelência na gestão do cluster e o trabalho desenvolvido diariamente pela equipa da InovCluster, parceiros e autoridades públicas, no impacto positivo na comunidade e indústria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *