ESG Hipersuper Homepage Newsletter Produção

DECO PROteste lança plataforma de monitorização da recolha de biorresíduos e sistema PAYT

Por a 6 de Março de 2024 as 10:35

A DECO PROteste lançou uma plataforma que permite monitorizar a implementação da recolha seletiva de biorresíduos e do sistema PAYT (do inglês “Pay-As-You-Throw”) nos 308 municípios portugueses.

O objetivo desta plataforma, que atualmente inclui informação sobre 118 municípios, é informar os consumidores, de forma simples e acessível, sobre o estado da recolha dos biorresíduos domésticos e do sistema PAYT no seu município, assim como, numa segunda fase, a poupança estimada com este sistema, uma vez que a tarifa de resíduos terá de estar desindexada do consumo de água até julho de 2026.

“Esta é também uma resposta à necessidade demonstrada de monitorizar a implementação deste novo sistema em Portugal”, afirma a  DECO PROteste, em comunicado, acrescentando que a valorização e recolha seletiva de biorresíduos nas habitações estava prevista estar implementada em todos os municípios até ao final de 2023.

Dos 118 municípios que disponibilizaram informação à associação, sete já têm implementado o sistema PAYT, sendo Maia e Guimarães os mais avançados. Quanto aos restantes, 35 têm a recolha seletiva de biorresíduos em diferentes fases de implementação, 42 apostam atualmente na compostagem comunitária e/ou doméstica e 34 ainda não têm implementada a valorização dos biorresíduos, mas alguns encontram-se em processo de o fazer.

Numa segunda fase, a nova plataforma virá a estimar os custos com o tarifário do sistema PAYT, tendo em conta os níveis de produção do lixo indiferenciado da família, em cada município.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *