Distribuição Emprego & Formação Homepage Newsletter

Novo mestrado da FEP está “alinhado com necessidades específicas do mercado e é enriquecido pela experiência prática da MC”

Por a 28 de Fevereiro de 2024 as 14:36

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) lançou um mestrado executivo em gestão de operações de retalho, em parceira com a MC. O pretexto para uma conversa com Óscar Afonso, professor e diretor da faculdade de economia

Em que contexto surgiu o novo mestrado executivo em gestão de operações de retalho?

O surgimento do novo mestrado insere-se no contexto da evolução constante do setor do retalho, que tem vindo a ganhar uma relevância significativa na economia portuguesa. A FEP, em resposta ao desafio lançado pela MC, líder no setor do retalho alimentar em Portugal, reconheceu a necessidade de proporcionar uma formação especializada, permitindo aos profissionais enfrentar os desafios e explorar as oportunidades emergentes neste setor em expansão.

Como surgiu a colaboração com a Sonae?

A colaboração foi estabelecida devido ao reconhecimento da sua excelência e prestígio, tanto a nível nacional como internacional. Esta parceria estratégica possibilitou o desenvolvimento de um programa alinhado com as necessidades específicas do mercado e enriquecido pela valiosa experiência prática da MC.

Como se estrutura o mestrado em termos curriculares?

O mestrado está organizado em dois semestres, destacando-se pelo seu caráter prático e atualizado. As disciplinas abordam tópicos fundamentais, desde a gestão da cadeia de fornecedores, logística e marketing, até à gestão de equipas e experiência do cliente. O segundo semestre é dedicado à realização de um projeto de investigação aplicado em contexto profissional.

O que traz este programa de novo ao mercado?

Este programa apresenta uma abordagem inovadora e distinta, sobressaindo-se pela incorporação dos novos desafios da transformação digital, inteligência artificial e sustentabilidade no contexto específico do retalho. A colaboração com a MC garante uma perspetiva prática e alinhada com as exigências do mercado.

Qual a duração?

O mestrado estende-se por dois semestres, sendo o segundo dedicado à realização do projeto de investigação aplicado em contexto profissional. A conclusão do mestrado confere o grau de mestre.

A quem se dirige?

Destina-se a profissionais com pelo menos cinco anos de experiência, preferencialmente no setor do retalho, que procuram especialização em gestão de operações de retalho.

No final do mestrado, que competências terão os mestrandos?

No final do mestrado, os mestrandos terão desenvolvido competências abrangentes que os capacitarão para liderar equipas de forma eficaz, dirigir operações diárias de lojas ou filiais com discernimento estratégico, gerir a logística e a cadeia de valor de maneira otimizada, supervisionar estratégias de vendas online e até mesmo criar e gerir negócios próprios no dinâmico contexto do retalho. Estas competências são resultado de uma formação prática, relevante e atualizada, garantindo uma sólida preparação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor.

Estarão habilitados a desenvolver que tipo de funções?

Estarão habilitados a assumir funções de liderança e gestão em diversas áreas do retalho, desde operações diárias até estratégias de vendas online, logística e cadeia de fornecedores, assim como empreender e gerir negócios próprios no setor.

Como se constitui o corpo docente?

O corpo docente, constituído por professores da FEP e por profissionais altamente experientes, confere ao programa uma qualidade notável. A sinergia entre o conhecimento académico e a experiência prática do mercado assegura uma formação de excelência. Além disso, a reputação de qualidade da FEP, reconhecida nacional e internacionalmente no ensino e investigação em economia e gestão, reforça a credibilidade e relevância do mestrado, proporcionando aos participantes a garantia de uma aprendizagem em conformidade com os padrões académicos mais elevados.

Este programa serve as necessidades de upskilling das empresas numa altura em a requalificação de talento é uma prioridade?

Sim, sem dúvida. O programa foi especialmente desenhado para atender às crescentes exigências de atualização de competências das empresas, destacando-se como uma solução relevante numa altura em que a requalificação de talento se tornou uma prioridade incontornável. A rápida evolução do mercado retalhista requer profissionais altamente capacitados, capazes de enfrentar os desafios emergentes e incorporar as últimas tendências. Ao concentrar-se na gestão de operações de retalho, este programa proporciona uma formação abrangente, dotando os participantes das competências necessárias para enfrentar eficazmente os desafios operacionais e estratégicos do setor. Desta forma, contribui de forma significativa para a contínua requalificação de talento, promovendo a excelência e a adaptabilidade das equipas empresariais no dinâmico ambiente do retalho.

Já está a decorrer a fase de candidaturas?
Sim, a fase de candidaturas a este novo mestrado termina na próxima segunda-feira, dia 4 de março.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *