Destaque Homepage Distribuição Economia Exportação FMCG Homepage Logística Ponto de Venda Produção

Já pode ler a edição 420

Por a 28 de Fevereiro de 2024 as 12:07

O grande destaque desta edição é a entrevista com Leonor Freitas que agarrou num negócio de vinho a granel com 60 hectares e apenas duas castas plantadas, e transformou-o na Casa Ermelinda Freitas, uma empresa e uma marca que fatura cerca de 40 milhões de euros, exporta para 42 países e produziu em 2023 quase 14 milhões de litros de vinho. “Uma Casa que quer evoluir tem de inovar constantemente”, afirma. Uma entrevista a não perder.

Quais as políticas de equidade, diversidade e inclusão dos retalhistas com operação em Portugal? Formam e integram nas suas empresas pessoas com incapacidade física, intelectual e em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho? Promovem ambientes de trabalho inclusivos? Nesta edição fomos saber o que está a ser feito. Um trabalho muito especial para nós e que esperemos que o inspire.

O consumo de café tem vindo a adquirir uma maior sofisticação. Esta é uma das conclusões depois de conversarmos com algumas marcas de café presentes em Portugal.

Após mais de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems, foi criado Neo, o sistema mais avançado da Nescafé Dolce Gusto até à data. O Hipersuper conversou com Teresa Mendes, business executive officer da Nestlé Coffee Portugal, uma conversa que pode ler nesta edição.

Quisemos também saber quais as tendências no segmento dos chás e, por isso, fomos conversar com Joaquim Piçarra, diretor comercial da Frutogal, representante exclusiva dos chás Ahmad Tea em Portugal, e que hoje é um dos players com maior destaque na área da grande distribuição.

Conheça também os gelados que já conquistaram o Texas. É uma inovação ‘Made in Portugal’. Os gelados Swee, distribuídos em centenas de pontos de venda de norte a sul do país, entraram recentemente na cadeia de supermercados Central Market, no Texas, EUA.

Geração automática de conteúdos para alimentar os sites. Chatbots de apoio ao cliente. Suporte aos funcionários nas lojas. Atendimento e personalização da experiência de compra. Interações com membros dos programas de fidelização. Conversão de pontos de venda em hubs logísticos. Estas são algumas das áreas nas quais retalhistas com operação em Portugal estão a aplicar ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAGen). Auchan, Tendam (Women’secret, Springfield), Worten e MC, revelam ao nosso jornal as áreas da operação onde já estão a aplicar Inteligência Artificial (IA), quais os principais resultados, assim como os principais desafios que têm enfrentado na adoção da tecnologia.

Ainda no campo da Inteligência Artifical, não deixe de conhecer a AssetFlow  que desenvolveu uma inovadora tecnologia de inteligência artificial que prevê e analisa o comportamento dos consumidores no ponto de venda, sem a necessidade de câmaras ou sensores. Fomos conversar com Katya Ivanova, cofundadora e CEO da AssetFloow que atua em Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e no Brasil.

A Too Good To Go entrou em Portugal em outubro de 2019. Atualmente, a aplicação que liga os utilizadores a lojas e restaurantes parceiros para salvar alimentos não vendidos e impedir que sejam desperdiçados, conta com uma comunidade de mais de 1,8 milhões de utilizadores e mais de 4000 estabelecimentos parceiros. Ao Hipersuper, Maria Tolentino, country manager da Too Good To Go em Portugal, conta que está a aumentar a consciência da importância de salvar alimentos do desperdício. Mas alerta, por outro lado, que ainda desperdiçamos muito em casa…

O setor da segurança está a crescer há vários anos. O motivo perfeito para, este mês, irmos falar com Luís Baptista, diretor de operações de vigilância da Prosegur, e Rui Gramunha, fire safety & security sales head na Siemens.

A presença portuguesa na Alimentaria, que se realiza em março e é uma referência mundial, é crucial para a afirmação de Portugal no cenário internacional. Esta participação reflete não só a qualidade e inovação dos produtos nacionais, mas também a estratégia das empresas portuguesas em expandir fronteiras e fortalecer laços comerciais. Através deste evento, Portugal demonstra a sua capacidade de competir a nível global, potenciando a internacionalização das suas marcas e produtos. A lista de empresas portuguesas é mais extensa mas, nesta edição, damos a conhecer as que vão estar presentes com a PortugalFoods.

Leia também nesta edição os artigos de opinião de Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e da rede Aqui é Fresco, Jordi Cassany, diretor geral da in-Store Media em Portugal, Sara Monte e Freitas, partner da Monte e Freitas, Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, Samir Valimamade, account manager na Bliss Applications e, como habitual, a análise da Kantar.

Quer ler esta edição?

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *