Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter Produção

José Maria da Fonseca reforça equipa de enologia e viticultura

Por a 19 de Fevereiro de 2024 as 12:25

A José Maria da Fonseca reforçou a equipa de enologia e viticultura com a entrada de um novo elemento e alterações nas posições da equipa. O objetivo é rejuvenescer “sem descurar o cuidado de preservar o passado e a herança deixada pelos enólogos que lhes antecederam, garantindo a transmissão de valores obtidos ao longo dos últimos 190 anos”, destaca numa nota.

Paulo Hortas mantém-se como diretor de enologia e viticultura da José Maria da Fonseca, que tem na equipa José Maria Bettencourt (enólogo principal), Francisca Figueira (enóloga coordenadora), Paulo Amaral (enólogo residente adega José de Sousa), Tiago Mau (enólogo assistente e mais recente membro da equipa) e Edgar Gomes (viticultor principal).

Paulo Hortas coordena as operações, sendo responsável pela vinificação e elaboração dos vinhos super premium, fortificados (Moscatéis de Setúbal) e aguardentes. O enólogo José Maria Bettencourt é o responsável pelas grandes marcas, vinhos premium e gestão da operação. “É aqui que se une a juventude e a experiência, que tem resultado numa troca constante de ideias, vontades e sabedoria”, refere a nota.

José Maria Bettencourt conta, na gestão da operação diária, com o apoio de Francisca Figueira, responsável pela coordenação e logística das operações, e de Tiago Mau, enólogo assistente com as funções de acompanhamento dos trabalhos e gestão de tarefas diárias em adega.

A viticultura foi reforçada com a entrada do Edgar Gomes, tendo em vista a melhoria e implantação de novas medidas e práticas de sustentabilidade e viticultura. É ainda o responsável pelo plano estratégico de restruturação das vinhas de todas as quintas do grupo.

Paulo Amaral mantém-se como enólogo residente da adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, sendo responsável pela vinificação e pela viticultura dos vinhos desta adega.

Pertencente à sexta geração da família e ainda administrador da José Maria da Fonseca, após 40 vindimas, Domingos Soares Franco, tomou a decisão de se retirar do dia-a-dia da enologia e viticultura da empresa, guardando para si a criação dos Moscatéis de Setúbal mais especiais e os vinhos da sua Coleção Privada.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *