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AEP na Gulfood com 25 empresas portuguesas

Por a 19 de Fevereiro de 2024 as 11:02
Fotografia de arquivo www.gulfood.com

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e 25 empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas estão no Dubai para participar, entre 19 e 23 de fevereiro, na Gulfood, o maior certame mundial e a feira de referência para toda a região do Médio Oriente, sudoeste asiático e continente africano para esta fileira.

“Há 15 edições consecutivas que AEP organiza, através do projeto BOW – Business on the Way, a participação nacional na Gulfood, tendo já apoiado mais de quatro centenas de empresas. Para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.

Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, o ano passado a Gulfood contou com 5000 expositores provenientes de 125 países e com mais de 134 mil visitantes profissionais de 195 nações. A edição de 2024 estima receber mais de 5500 expositores de 127 países.

Empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas na Gulfood 2024

  • AMG FOODS
    Comércio por grosso de produtos alimentares
  • ANO 2000
    Produtos alimentares
  • AZCOA – AZEITES DO COA
    Azeite, óleos e gorduras alimentares
  • BY FOODS
    Comércio por grosso de chocolate e de produtos de confeitaria
  • CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES
    Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares
  • CHOCONASA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇOES
    Produtos alimentares
  • CISTER INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES
    Fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas
  • DACSA ATLANTIC
    Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz
  • EMBRACEMOTION
    Gelados artesanais
  • GLOBALTRIBE
    Produtos alimentares e bebidas
  • JMV-JOSÉ MARIA VIEIRA
    Indústria do café e do chá
  • MENDES GONÇALVES
    Fabricação de condimentos e temperos
  • NASCENTE DIVINA – ÁGUAS DO ALARDO
    Águas minerais naturais e de nascente
  • NOVARROZ – PRODUTOS ALIMENTARES
    Produtos alimentares: produção de arroz
  • OUTEIRINHO TUR. E INDÚSTRIA
    Águas minerais naturais e de nascente
  • PLANETA REGIONAL – COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES
    Comércio por grosso de outros produtos alimentares: queijos
  • PREPARADOS & INSTANTÂNEOS APPYOGURT
    Alimentos e suplementos enriquecidos com probióticos, prebióticos, proteínas e vitaminas
  • QUINTA DE JUGAIS – COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES
    Comércio de produtos alimentares – compotas e afins
  • RECHEIO CASH & CARRY
    Comércio por grosso de produtos alimentares – produtos secos, frios e congelados
  • RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR
    Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação
  • SABORES DAS QUINAS
    Produtos alimentares
  • VALENTE MARQUES
    Indústria de Arroz
  • VERACRUZ
    Descasque e transformação de frutos de casca rija comestíveis
  • VHUMANA
    Comércio de produtos lácteos
  • VIEIRA DE CASTRO – PRODUTOS ALIMENTARES
    Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação

Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.

O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que os serviços de Foodservice atinjam valores elevados nos próximos anos.

Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.

As empresas fazem um balanço positivo das várias participações na Gulfood, apontando como mais valias a dimensão dos mercados, as vastas oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos dos visitantes. As potenciais parcerias foram identificadas na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contatos com países da região do Golfo Arábico, continente Africano e Asiático.

Fotografia de arquivo www.gulfood.com

 

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