Destaque Homepage Exportação Homepage Newsletter

Portugal Fresh volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024

Por a 7 de Fevereiro de 2024 as 9:56

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, volta a marcar presença na Fruit Logistica, em Berlim. Na edição deste ano, que  decorre até sexta-feira, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh.

“A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirmou ao Hipersuper Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores.

Das 25 entidades portuguesas presentes sob o chapéu da Portugal Fresh, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que levam já a agenda preenchida com reuniões com atuais clientes para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais.

O certame internacional espera 63 mil visitantes de 140 países, é uma das estratégias de promoção da Portugal Fresh para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações.

Alemanha já é o 4º mercado para Portugal

Ao Hipersuper, Gonçalo Santos Andrade recordou que em 2015 Portugal foi o país convidado do certame, o que potenciou a sua projeção “e marcou de forma decisiva a promoção internacional”. “Nesse ano, as exportações para a Alemanha mais do que duplicaram e este mercado passou de 10º para quinto principal comprador de frutas e legumes portugueses”, sublinhou.

Atualmente, a Alemanha é o quarto principal mercado das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, lugar que se mantém estável nos últimos anos. Espanha é o principal comprador, seguido de França e dos Países Baixos. A União Europeia absorve 80% do valor exportado.

O grande objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030. Entre janeiro e novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca.

É esta a lista das entidades nacionais presentes na Fruit Logistica 2024:

  1. Kiwicoop
  2. Vale da Rosa
  3. Bfruit
  4. Coopval
  5. Frutas Classe
  6. Lusomorango
  7. Hortapronta
  8. Green Peas
  9. Frutas Patrícia Pilar
  10. Lusopêra
  11. Granfer
  12. Luís Vicente
  13. Triportugal
  14. Campotec SA
  15. Crédito Agrícola
  16. Fepal
  17. Magos
  18. Hubel Verde
  19. Lafpack
  20. Refcast
  21. AlgarOrange
  22. FNOP
  23. APK
  24. AHSA
  25. ANPM

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *