Distribuição Homepage Newsletter

Mercado global de bens desportivos deverá crescer 7% ao ano até 2027

Por a 31 de Janeiro de 2024 as 10:41

O mercado global de artigos e equipamentos desportivos deverá crescer em média 7% ao ano nos próximos quatro, atingindo os 512 mil milhões de euros em 2027, segundo o relatório “Sporting Goods 2024: Time to Move“, feito em parceria pela McKinsey & Company e a World Federation of the Sporting Goods Industry (WFSGI).

O relatório aponta cinco tendências que marcarão a indústria este ano:  impulso no crescimento digital, aceleração da sustentabilidade, evolução para o social commerce, reconfiguração dos canais de distribuição e criação de estratégias na cadeia de abastecimento.

De acordo com a análise, em 2023 a indústria global de bens desportivos seguiu em linha com a recuperação de vendas já registada em 2022, tendo gerado rece
itas de 396 mil milhões de euros, um crescimento de 6%, em comparação com os 2% verificados em 2022. As empresas de artigos desportivos continuam no entanto a enfrentar “desafios macroeconómicos, forte concorrência e aumento dos níveis de inatividade física em todo o mundo”, segundo a mesma fonte.

O estudo elenca
 cinco temas-chave que estarão em destaque nas agendas dos executivos do setor em 2024:

  1. Mixed Markets – As empresas devem encontrar uma fórmula vencedora e uma estratégia de canal eficiente, no meio de um crescimento desigual nos maiores mercados mundiais e de um desempenho cada vez mais polarizado. Os líderes estão preocupação com a inflação e o excesso de inventário, assim como com a atração de talento e o imperativo urgente de se tornarem mais sustentáveis.

  2. Mudança nas preferências dos consumidores e oportunidades geracionais – Os desportos sociais e a crescente participação das gerações mais velhas oferecem oportunidades. A confiança do consumidor permanece contida, no entanto, o setor de artigos desportivos mostrou que pode ser resiliente, com muitas empresas relativamente imunes à mudança para produtos mais baratos. A lealdade à marca está a diminuir e os comportamentos do consumidor também estão a mudar, preterindo os desportos organizados pelas opções mais acessíveis. Essa mudança apresenta novas oportunidades de crescimento, especialmente em segmentos como o padel  o off-course golf.

  3. Planeamento, planeamento, planeamentoA gestão de stocks continua a ser um desafio urgente, à medida que as empresas lidam com o seu excesso e volatilidade. O aumento do custo de vida complica ainda mais as perspetivas, obrigando as empresas a reavaliar os seus processos de planeamento. A chave para estarem preparadas reside no planeamento empresarial integrado, que pode melhorar significativamente a coordenação e reduzir o número de surpresas. No entanto, a implementação eficaz exige novas abordagens de liderança e alinhamentos interfuncionais, assim como inputs e outputs padronizados. As empresas podem combiná-los com análise avançada e Inteligência Artificial (IA) ou Machine Learning (ML) para garantir um planeamento e uma previsão de extremo a extremo mais precisos.

  4. Dos objetivos de sustentabilidade às ações – Embora muitas empresas estejam a fazer progressos, outras ainda estão a dar os primeiros passos. Por exemplo, os consumidores valorizam cada vez mais os produtos que utilizam materiais orgânicos ou sustentáveis – e estão muitas vezes dispostos a pagar mais por eles. 

  5. Jogar o jogo do ecossistema desportivo – O futuro consiste em oferecer mais do que uma única ideia. Depois de algumas empresas terem adotado modelos de negócio diretos ao consumidor, no ano passado assistiu-se a uma renovada atenção às parcerias grossistas, que refletem a perceção de que os consumidores gostam de fazer compras num ambiente multimarca. Isto deve-se ao facto de os avanços tecnológicos e as tendências de saúde estarem a conduzir a uma mudança na procura dos consumidores de produtos individuais para soluções abrangentes centradas na saúde e na atividade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *