ESG Homepage Newsletter Produção

Portugal promove programa de sustentabilidade do azeite do Alentejo na COP 28

Por a 13 de Dezembro de 2023 as 15:00

SustentabilidadeA Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal (OLIVUM) integrou a delegação portuguesa liderada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, que marcou presença na Conferência das Partes (COP28), no passado dia 10, no Dubai.

Inserida no painel ‘Gestão da água e produção alimentar sustentável – a produção de azeite e de frutos secos em Portugal’, a OLIVUM representou o setor oleícola, com o objetivo de mostrar a evolução da produção e sustentabilidade do azeite português, concretamente o Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA).

Gonçalo Moreira, gestor do PSAA, destacou a evolução da produtividade do olival nacional, o reduzido consumo de fatores de produção e a contribuição para a economia nacional deste setor. “O PSAA transformou a maneira como produzimos azeite em Portugal, e tem sido o motor responsável por levar o nosso produto ao mercado internacional. Estamos comprometidos com a implementação de práticas que promovem a gestão responsável dos recursos naturais, a redução do impacto ambiental e a garantia de qualidade em toda a cadeia de produção”, destacou Gonçalo Moreira.

Em representação do painel, promovido pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, esteve José Pedro Salema da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), que juntou Gonçalo Moreira da OLIVUM/PSAA e António Saraiva, da Portugal Nuts.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *