Destaque Destaque Homepage ESG Hipersuper Homepage Newsletter

Vitacress reforça plano de sustentabilidade ambiental com Programa Second Nature

Por a 5 de Dezembro de 2023 as 23:02

A Vitacress, que  está a celebrar o vigésimo aniversário, reforça o seu plano de sustentabilidade ambiental, que tem como principal objetivo tornar a empresa net carbon zero até 2040.

“Ao longo das duas décadas de existência da marca, as necessidades dos consumidores portugueses elevaram o que era uma marca de nicho para aquilo que é hoje: uma marca portuguesa que responsável por 15% do mercado de Hipers+Supers de vegetais lavados e prontos a comer, líder nas marcas de fabricante, que vende para o mercado nacional perto de 90% do que produz, assente na frescura, conveniência e inovação dos seus produtos, promovendo uma alimentação saudável junto dos portugueses (mais de 40% dos lares nacionais compram saladas e vegetais lavados e prontos a comer)” refere a marca em comunicado.

“A evolução que tivemos nos últimos 20 anos deixa-nos orgulhosos do trabalho que temos feito e com a certeza de que estamos no caminho certo para continuar a servir os nossos consumidores com os vegetais mais frescos do mercado. O nosso programa Second Nature permite-nos pensar no negócio a longo prazo, responsáveis que somos pela manutenção dos terrenos que exploramos, em alguns casos há mais de 40 anos, e cuidando das pessoas que todos os dias contribuem para este sucesso. Gostamos muito do trabalho que fazemos e temos a certeza de que vamos continuar a crescer, não só enquanto empresa, mas, principalmente, enquanto agente envolvido na comunidade local e nacional.” – sublinha Carlos Vicente, diretor geral da Vitacress, em comunicado.

O programa Second Nature reflete a  ambição de sustentabilidade da Vitacress e pretende dar continuidade ao trabalho que a marca tem implementado desde a sua chegada a Portugal. Este programa assenta em 9 pilares:

  • Uso Sustentável da Água;
  • Remoção dos Plásticos Problemáticos e Desnecessários;
  • Mais Biodiversidade;
  • Redução de emissões de CO2;
  • Eliminação do uso de turfa nos processos de produção;
  • Fontes de Água de Superfície de Qualidade;
  • Sustentabilidade dos Solos;
  • Redução de Desperdício Alimentar;
  • Gestão Sustentável de Resíduos.

A Vitacress, que sublinha procurar diariamente soluções mais eficientes no que diz respeito ao seu consumo de recursos hídricos, já conseguiu reduzir a quantidade de água utilizada em -39% nos últimos dois anos, graças a investimentos feitos neste domínio. Para esta redução contribuíram a implementação de políticas como a recirculação da água usada no cultivo de agrião de água, o recrescimento de alfaces e a escolha contínua de culturas mais adaptadas às condições locais, entre outras.

No que diz respeito ao uso de plástico, em 2023 a marca concretizou uma redução de -10% no volume de plásticos usados na sua operação, graças à redução do tamanho e espessura de embalagens e à sua substituição por cartão na cuvette dos tomates cherry e das ervas aromáticas, por exemplo, incorporando também plástico reciclado nas embalagens de saladas de refeição.

Empregador relevante, com mais de 400 colaboradores permanentes, a Vitacress contribui ativamente para o desenvolvimento das comunidades  onde está situada, por exemplo através de protocolos de experiência profissional para jovens e adultos com necessidades educativas especiais (APCO), apoio ao desenvolvimento educativo com a Teach for Portugal na escola secundária de São Teotónio ou suporte alimentar de Instituições de Solidariedade Social, como a Fundação Infantil Ronald McDonald e Banco Alimentar.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *