Destaque Homepage FMCG Homepage Ponto de Venda Produção

Pinhais celebra o Dia Mundial da Sardinha com especialidade exclusiva

Por a 24 de Novembro de 2023 as 9:10

A centenária conserveira Pinhais assinala o Dia Mundial da Sardinha, que se celebra hoje, e disponibiliza com um valor simbólico, uma iguaria preparada exclusivamente para este dia. Bolinhos de Sardinha é a receita que a centenária conserveira convida a degustar, “com o objetivo de dar a conhecer essa versatilidade das conservas da Pinhais”, revela a empresa de Matosinhos.

A degustação acontece ao longo do dia no Can-Tin, espaço que acolhe o último momento da visita ao Museu-Vivo da Pinhais. Esta iguaria, adquirida por um preço simbólico de três euros, é confecionada com quatro bolinhos de sardinhas em azeite picante da Pinhais, bestseller da empresa, envolvidas numa combinação de puré de batata, cebola roxa e salsa, acompanhado da ‘Nuri Mayo’, uma proposta dos colaboradores David e  Ricardo, equipa do Can-Tin.
“Acreditamos que o Dia Mundial da Sardinha é uma data marcante, e que deve ser incluído no calendário nacional de efemérides. A sardinha é uma espécie nobre e de eleição dos portugueses, cuja qualidade é valorizada além-fronteira, sendo a principal matéria-prima da Pinhais e que garante a qualidade superior e excelência das nossas conservas tradicionais”, destaca Pedro Casas, marketing manager da Pinhais.

Com origem na costa do atlântico, a sardinha chega fresca à Pinhais e segue para a salmoura para equilibrar o sabor. É depois arranjada e lavada manualmente e cozinhada a vapor, num forno centenário, um processo natural que mantém presentes os nutrientes, vitaminas e sais minerais. Já cozido, o pescado está pronto para entrar nas latas, seja com tomate ou azeite.

A Pinhais, que tem um Museu-Vivo da indústria conserveira,  mantém toda a sua produção elaborada através do método tradicional, sendo a única fábrica de conservas em Portugal que em toda a sua produção preserva a tradição secular.

No ano passado produziu 3,2 milhões de latas de conservas, cerca de 95% dos quais absorvido por mercados externos, com destaque para o austríaco, o norte americano, o italiano e dos países nórdicos. Através da sua loja online, a empresa direciona as vendas para mais de 60 mercados espalhados pelo mundo. Este ano, a Pinhais planeia absorver cerca de 600 toneladas de sardinha, quota semelhante à do ano anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *