Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Portugueses fazem compras mais sustentáveis mas preço continua a ser fator de decisão

Por a 22 de Novembro de 2023 as 15:04

O custo de vida subiu ao topo das preocupações dos consumidores, cada vez mais focados em viver dentro do seu orçamento e comprar apenas os produtos essenciais, conclui a quarta edição do Future Consumer Index, elaborado pela EY Portugal.

A grande maioria dos portugueses inquiridos (85%) mostra-se preocupado com a acessibilidade dos produtos essenciais e uma fatia menor (63%) admite que o aumento do preço dos produtos e serviços está a limitar o seu poder de compra.

“A realidade económica e política nacional e internacional traz aos portugueses uma sensação de instabilidade, empurrando-os para comportamentos de consumo mais moderados e sujeitos a uma maior atenção àquilo que é prioritário e essencial”, comenta Sérgio Ferreira, partner, consumer products and retail leader da EY Portugal, que conduziu o inquérito no mercado português.

“Em paralelo, os consumidores estão preocupados com a saúde do planeta e esperam que as empresas mostrem mais liderança para reduzir o impacto negativo e aumentar o impacto positivo. O impacto disruptivo dos ciclos económicos ou políticos vai e vem. Mas o impacto e a importância das alterações climáticas só aumentarão em proeminência, especialmente à medida que as pessoas sentirem o impacto tangível das alterações climáticas e a necessidade regulamentar de as mitigar se tornar mais urgente”, acrescenta o responsável.

Os conflitos geopolíticos, pressões inflacionárias e interrupções na cadeia de suprimentos estão a levar os consumidores a mudar os seus padrões de consumo, à medida que esticam ainda mais os seus orçamentos. De acordo o estudo, os portugueses continuam a priorizar a compra de medicamentos, produtos alimentares básicos ou produtos para cuidar da casa e compram cada vez menos roupa, calçado ou acessórios, bebidas alcoólicas ou produtos de beleza e cosmética. Ao mesmo tempo, procuram também por alternativas mais baratas de produtos para cuidar da casa, produtos alimentares básicos ou comida fresca/embalada.

O preço continua a ser a prioridade na tomada de decisão da maioria dos momentos de compra, com compras mais conscientes e orientadas para a sustentabilidade. O EY Future Consumer Index mostra que o consumo consciente ganhou prioridade nas escolhas dos consumidores: 67% dos inquiridos não sente necessidade de acompanhar as últimas tendências da moda e 59% preocupa-se com a relação custo/benefício daquilo que consome.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *