Homepage Newsletter Opinião

Infra-estruturas de carregamento para escritórios: o papel fundamental das empresas na transição para a mobilidade elétrica

Por a 22 de Novembro de 2023 as 12:26
Christoph Erni,  fundador e diretor executivo da Juice Technology AG

Por Christoph Erni,  fundador e diretor executivo da Juice Technology AG

Os números não mentem. De acordo com os últimos dados publicados pela Mobi.E, no passado mês de julho registou-se um novo recorde na utilização da rede pública de infra-estruturas de carregamento para veículos elétricos, com mais de 378.000 carregamentos. Até ao momento, este ano, estima-se que tenham sido efectuados cerca de 2,3 milhões de carregamentos, o que representa um aumento de 68% em relação ao ano passado.
São cada vez mais os carros elétricos a circular nas estradas portuguesas, o que demonstra claramente que a transição para o novo modelo de mobilidade está cada vez mais próxima.
Para dar este passo firme em direção à mobilidade elétrica, é crucial a disponibilidade de um sistema de recarga abrangente que ofereça aos condutores total segurança. Os condutores não estarão dispostos a afastar-se definitivamente dos motores de combustão se não houver uma infraestrutura sólida que se adapte às suas necessidades diárias. Uma boa forma de o conseguir é garantir opções de carregamento nos locais onde passamos mais tempo durante o dia, como o escritório ou o nosso local de trabalho.
A disponibilidade de uma infraestrutura de carregamento no escritório pode fazer pender a balança a favor da compra de um carro elétrico. Isto faz sentido especialmente nas grandes cidades, onde muitos residentes não têm garagem própria ou têm acesso limitado a fontes de energia.
Para além da nossa própria casa, o escritório é o local onde passamos a maior parte do tempo, deixando o carro nas instalações do edifício durante horas a fio. Por que não utilizar esse tempo de forma sensata? Se os condutores puderem carregar o seu veículo de forma fácil e cómoda durante o horário de trabalho – cerca de oito horas por dia – não precisarão de o carregar em casa durante a tarde ou à noite.

Duplo efeito verde
O carregamento no local de trabalho pode ajudar a poupar ainda mais CO2, especialmente se a energia for proveniente de fontes renováveis. Isto porque o carregamento de veículos durante o horário de trabalho permite a utilização de módulos fotovoltaicos para alimentar a infraestrutura de carregamento, uma vez que a maior parte da energia solar é gerada durante essas horas. Isto produz um duplo benefício para o ambiente: por um lado, os funcionários obtêm uma forma de mobilidade sustentável e, por outro lado, a energia utilizada provém de uma fonte verde.

Pontos de carregamento no escritório, um benefício social para os empregados
Para além dos claros benefícios para os empregados de ter um ponto de carregamento no local de trabalho, esta infraestrutura de carregamento pode também beneficiar a própria empresa? Sem dúvida que sim. Carregar o carro no local de trabalho não só abre uma reflexão interessante sobre o papel que as empresas podem desempenhar na promoção da mobilidade elétrica. A possibilidade de carregar o carro durante o horário de trabalho no escritório pode tornar uma empresa mais atractiva para os seus actuais ou futuros empregados. Não esqueçamos que estamos atualmente na era do “employer branding”.
Mais do que nunca, as empresas esforçam-se por conseguir uma imagem forte e atractiva, não só aos olhos dos seus clientes, mas também para atrair e reter profissionais qualificados. É aqui que entra o chamado “salário emocional”, ou seja, os benefícios que as empresas oferecem aos seus empregados que vão além de um salário no final do mês. Ter uma infraestrutura adequada para recarregar o carro diariamente significa uma melhoria das condições de trabalho, mas também da própria qualidade de vida do trabalhador.
As empresas, enquanto altifalantes sociais, têm um papel importante a desempenhar na sensibilização para a sustentabilidade e para as questões ambientais. E têm de o fazer com as suas palavras, mas sobretudo com acções reais e concretas que acelerem a transição energética e promovam a descarbonização.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *