ESG Homepage Newsletter

Atualização da WasteApp facilita a reciclagem e indica o ecoponto mais próximo

Por a 21 de Novembro de 2023 as 13:48

A WasteApp 2.0 é a aplicação da Quercus que permite saber o contentor certo para depositar os resíduos e localizar o ecoponto mais próximo através do mapa interativo disponibilizado na app.

Resultado da colaboração entre a associação Quercus e a Sociedade Ponto Verde, é apresentada como uma aplicação com funcionalidades “focadas na reciclagem de embalagens e no bem-estar dos portugueses, dos turistas e dos estrangeiros residentes”.

A WasteApp 2.0 está disponível em Android, iOS e web, e esta versão melhorada, disponível em português e inglês, permite ainda avaliar a experiência na reciclagem através de uma nova funcionalidade de reporte sobre a qualidade do serviço prestado pelos operadores.

“Através da app, os utilizadores estarão também a contribuir para a melhoria do serviço de recolha seletiva dos ecopontos verde, azul e amarelo, a cargo dos municípios e das empresas plurimunicipais”, destaca a Quercus, em comunicado.

“A quantidade de resíduos produzidos e o facto de uma parte significativa do que é reciclável ter ainda como destino final o aterro ou a incineração, vai acelerando a necessidade de expandir estas soluções”, defende a presidente da Quercus, Alexandra Azevedo, acrescenta que “melhores hábitos de reciclagem e um consumo ecointeligente é essencial para reduzir o volume de resíduos produzidos e permitir que os aterros mantenham por mais tempo a sua capacidade, condição fundamental para minimizar os impactes ambientais e os riscos para a saúde pública”.

Para além da Sociedade Ponto Verde, a evolução da WasteApp teve o contributo da Fundação Vodafone, da ERSAR e do Next Reality. A aplicação foi lançada em 2019 pela Quercus com a missão de informar os cidadãos sobre os destinos de vários resíduos, locais de colocação dos mesmos para reutilização e reciclagem, como forma de promover as boas práticas e ajudar a criar um futuro mais limpo e sustentável.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *