Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Sonae investe 110 milhões de euros em cinco startups especializadas em alimentação sustentável em dois anos

Por a 16 de Novembro de 2023 as 9:32

A Sonae investiu 110 milhões de euros em cinco startups especializadas em alimentação sustentável nos últimos dois anos: Gosh! Foods, Mondarella, SparkVos, Bluu e Bon Vivant.

Para investir na próxima geração de empresas na área alimentar, o grupo português criou uma nova unidade de negócio que designou de Sparkfood.

“A Sparkfood opera e investe em empresas da cadeia de valor alimentar, através de duas plataformas de negócio principais:  a Alternative.s, fornecedor europeu de alternativas às proteínas animais, nomeadamente à base de plantas, e a Ingredient.s, fornecedor global de ingredientes naturais para os setores da saúde e bem-estar, sistemas alimentares e nutrição animal”, explica a empresa portuguesa, em comunicado.

A nova unidade de negócio tem um braço de venture capital, designada Venture.s, que investe em expansões (scale-ups) com o objetivo de imprimir inovação para aquelas duas plataformas nas áreas de produto, tecnologia e soluções.

Através da plataforma Alternative.s, o grupo da Maia comprou uma participação maioritária na Gosh! Foods, produtor de alimentos à base de plantas com sede no Reino Unido, e uma participação minoritária na Mondarella, empresa sediada na Alemanha que se especializou  no mercado de queijo à base de plantas.

Já a partir da Ingredient.s, a Sparkfood adquiriu uma participação maioritária no SparkVos, grupo italiano de empresas focado na produção industrial e distribuição de ingredientes naturais para o segmento da saúde e bem-estar.

Através da unidade de capital ventures, a Sonae investiu numa participação maioritária na startup Bluu. Com sede na Alemanha, desenvolve soluções para a indústria de peixe cultivado à base de células. Investiu ainda numa participação minoritária na Bon Vivant, startup francesa que desenvolve e produz proteínas lácteas de origem vegetal, através de fermentação de precisão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *