Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Wine Future 2023 debateu o setor e deu a conhecer grandes vinhos

Por a 15 de Novembro de 2023 as 10:11

Durante três dias, a cidade de Coimbra recebeu visitantes de 40 países ligados ao setor dos vinhos, entre oradores, participantes e produtores, para a quarta edição do Wine Future. Subordinada ao tema ‘Breaking Barriers’, deu a provar 36 dos melhores vinhos do mundo em três provas com 485 participantes.

Co-organizada pela ViniPortugal, através da marca Wines of Portugal, e pela Chrand Event, decorreu entre 7 e 9 de novembro, no Convento de São Francisco, e incluiu uma prova do melhor de Portugal, um olhar sobre inovadores e clássicos de todo o mundo e uma prova de vinhos da Madeira e Porto.

Uma das questões debatidas foi a urgência de encontrar novas formas de comunicar com os consumidores atuais e potenciais, “afastando-se da linguagem mais formal e prescrita frequentemente utilizada em torno do vinho para um léxico mais inclusivo e acolhedor”, destaca a organização.

O orador principal, Bruce Dickinson, vocalista dos Iron Maiden, que é também empresário, fez um discurso onde destacou a importância de transformar os clientes em fãs.

Foi também salientado que a equidade e a inclusão devem ser parte integrante do sector e do seu marketing mix, com comunicadores, educadores, profissionais de marketing e influenciadores do vinho “a aprender a estabelecer e desenvolver ligações com potenciais consumidores de origens e circunstâncias diversas, a fim de elevar o sector e a sua economia”.

Educar para o consumo moderado

Para Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, “este foi um evento de classe mundial, onde alguns dos nomes mais influentes do sector vitivinícola internacional e nacional debateram temas como o desafio de educar as gerações mais jovens para o consumo moderado de vinho, o marketing digital, a sustentabilidade, entre muitos outros pontos que nos fizeram pensar ao longo dos três dias”. Foi muito gratificante ver que quem nos visitou saiu com novas aprendizagens que podem aplicar nos seus negócios e atividades”, acrescentou.

Já Pancho Campo, da Chrand Events, destacou o resultado da quarta edição do Wine Future, as “excelentes apresentações” e as “magníficas provas que decorreram num lindíssimo espaço”. “Estou convicto de que voltámos a causar impacto na comunidade vínica portuguesa e internacional”, defendeu.

Esta edição da Wine Future recebeu participantes da Ásia, Australásia, África, América do Sul, América do Norte e Europa, que tiveram a oportunidade de visitar os stands de 36 instituições e companhias, entre as quais a Wines of Portugal, Amorim, Proenol, Sogrape, Anselmo Mendes, Quinta do Casal, Mouchão, Casa da Passarella, Caves São João, Barbeito, Ramos Pinto, Sogevinus Kopke, Quevedo, Casas Altas / Villa Oeira, Turismo Centro Portugal, CVR Beira Interior, CVR Dão, CVR Tejo, CVR Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *