Homepage Newsletter Produção

Museu-Vivo da Conservas Pinhais celebra dois anos

Por a 2 de Novembro de 2023 as 13:47

Aberto para perpetuar o legado da indústria conserveira, o Conservas Pinhais Factory Tour, um museu-vivo aberto pela empresa Pinhais, celebra esta quinta-feira o segundo aniversário, mantendo o propósito de dar a conhecer o património material, imaterial e salvaguardar e valorizar a memória desta atividade.

Num ano em que recebeu 8.632 visitantes, oriundos de 60 países, foram os portugueses, a par dos norte-americanos, os que lideraram as visitas ao espaço, informa a Pinhais, referindo ainda que maio, agosto e setembro foram os meses com mais número de visitas, tendo registado cerca de 1.000 visitantes mensalmente.

Além do turismo cultural, histórico, industrial, o projeto associa o turismo gastronómico, principal motivo de visita de muitos turistas à região. Segundo dados da Pinhais, além dos portugueses (26,9%) e norte-americanos (26,3%), as outras nacionalidades que mais visitaram o museu foram os franceses (9,2%), os alemães (7,9%) e os austríacos (4,1%), que fecham o top cinco.

O Conservas Pinhais Factory Tour oferece ainda conteúdos educativos, sobre a importância social, cultural e económica da indústria conserveira, tendo registado a visita de 960 alunos de escolas.

Todas as visitas são guiadas por mediadores culturais com experiência que conduzem os visitantes na descoberta das raízes da Pinhais e das suas marcas.

“No Museu-Vivo Conservas Pinhais Factory Tour acreditamos ser uma solução alternativa ao burburinho constante das grandes cidades, para quem quer evitar filas, muita confusão e procura fazer algo com tranquilidade que se visita com tempo e gosto, guardando por certo na memória uma experiência única”, sublinha Susana Cayolla, Museum Manager do Conservas Pinhais Factory Tour,

O museu-vivo da Conservas Pinhais está instalado na fábrica da empresa, em Matosinhos, que em 2020 foi classificada como edifício de Interesse Municipal. É um projeto único, pois proporciona uma experiência imersiva sobre todas as fases do método de produção tradicional, que se mantém inalterado desde 1920. “Além de descobrir a fábrica e o seu espólio, cada visitante é convidado a embrulhar a sua própria lata, usando as técnicas das artesãs e terminar com uma degustação e uma passagem pela loja que reúne conservas e peças de coleção”, convida a Pinhais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *