Homepage Newsletter Ponto de Venda

Mais de um terço dos portugueses com redes sociais compra nessas plataformas

Por a 31 de Outubro de 2023 as 14:55

Mais de um terço dos portugueses com perfil criado em redes sociais já fizeram compras diretamente através dessas plataformas e a satisfação com essa forma de comércio situa-se nos 8.3 numa escala de 1 a 10. O Facebook continua a ser a rede mais usada para compras, mas o Instagram cresce. É o que revela o estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, produzido pela Marktest.

Este ano, o universo de pessoas a fazer aquisições de bens através das redes sociais recuou ligeiramente face ao ano anterior, de 37,4% para 34,8%. Mas os índices de satisfação com essa experiência de compra estão em alta e subiram para o valor médio de 8.3.

Em relação ao tipo de produtos mais comprados diretamente através dos perfis que têm nas redes sociais, os portugueses indicaram a roupa, o calçado e os artigos para o lar como os mais frequentes, revela a Marktest neste estudo.

Por outro lado, a preferência por comprar em lojas ou noutros sites, a desconfiança em relação às compras via redes sociais ou o facto de ainda não se ter proporcionado a oportunidade, forma os motivos apresentados pelos entrevistados que ainda não fizeram compras através de redes sociais.

O estudo revelou ainda que o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada para fazer compras diretamente em redes sociais, com mais de 60% de referências entre quem assume já o ter feito.

“Mas o Instagram está a ganhar relevância neste domínio, somando já mais de 30% de compradores a indicar esta rede como a que usaram para fazer as últimas compras através deste tipo de plataforma”, indica ainda.

‘Os Portugueses e as Redes Sociais’ é realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.

A informação foi recolhida através de entrevistas online realizadas entre 12 e 20 de julho de 2023 a 801 indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *