Consumo Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Portugal com poder de compra mais baixo em 2023

Por a 31 de Outubro de 2023 as 11:58

Contrariamente à tendência europeia, o poder de compra em Portugal baixou em 2023. Este ano ficou-se nos 13.906 euros per capita, que equivale a uma redução de 4,7% e representa menos 624 euros per capita para a população portuguesa este ano.

O sentido oposto, a Europa num todo registou um aumento de 5,8%, relativamente a 2022, passando agora para os 17 688 euros. O principal destaque vai para a Irlanda, que sobe quatro lugares na comparação global. Estas são as conclusões do mais recente estudo ‘GfK Purchasing Power Europe 2023’.

Portugal desceu três lugares na tabela global da Europa em relação a 2022, e ocupa o 23º lugar, atrás de países como os Países Baixos (12º), França (15º), Itália (16º), Espanha (17º) e República Checa (20º). “Comparativamente aos restantes 41 países, o poder de compra em Portugal está 21% abaixo da média europeia”, revela a GfK Portugal, baseada no estudo.

Globalmente, 16 dos 42 países inquiridos estão acima da média europeia, o que contraste com os 26 países cujo poder de compra per capita é inferior à média. Neste grupo inclui-se a Espanha, que regista um valor de 16 449 euros no poder de compra per capita, ligeiramente abaixo da média europeia.

À semelhança de anos anteriores, a Ucrânia continua a ocupar o último lugar da classificação, com a sua população a dispor apenas de 2 478 euros per capita, o que corresponde exatamente a 14% da média europeia.

Divisão clara entre os 42 da Europa

“No total, os europeus têm cerca de 12,1 mil milhões de euros disponíveis para gastar em 2023 em alimentação, habitação, serviços, custos de energia, pensões privadas, seguros, férias, mobilidade e compras de consumo. De notar que o montante que os consumidores têm efetivamente disponível para gastar e poupar varia muito de país para país e depende também da evolução dos preços no consumidor em 2023”, indica o estudo.

Essa variação denota uma divisão clara entre os 42 Estados da Europa. Se, por um lado, Liechtenstein, Suíça e Luxemburgo apresentam um rendimento líquido bastante mais elevado do que o resto da Europa, o poder de compra é mais baixo em países como Bielorrússia, Kosovo e Ucrânia.

O Liechtenstein mantém a liderança na classificação, com um poder de compra per capita de 68.843 euros, quase 3,9 vezes superior à média europeia. A Suíça e o Luxemburgo seguem-se em segundo e terceiro lugares, com o poder de compra per capita dos suíços a bater os 49.592 euros, quase 2,8 vezes a média europeia, enquanto os luxemburgueses detêm um rendimento líquido disponível de 40.931 euros per capita, 2,3 vezes superior à média europeia.

Os restantes países do top 10 também registam um poder de compra per capita bastante elevado, 47% superior à média europeia. A Islândia e a Dinamarca subiram um lugar para o quarto e quinto lugares, respetivamente.

A Áustria subiu dois lugares, para sétimo lugar. A Noruega, por outro lado, desceu quatro lugares, a Alemanha um e o Reino Unido três, o que levou a que estes três países ocupem os últimos lugares do top 10 de poder de compra em 2023.

A surpresa vem da Irlanda, que em 2022 não integrou o top 10 e este ano classificou-se em sexto lugar, com 26.882 euros per capita.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *