FMCG Homepage Newsletter Produção

Taifa é o novo vinho branco de topo da Symington 

Por a 26 de Outubro de 2023 as 14:42

Produzido a partir de parcelas selecionadas de vinha madura de baixas produções, o Taifa é o novo branco da Symington e apresenta-se como um vinho de exceção.

É proveniente da Quinta da Fonte Souto, Alentejo, onde as uvas são vindimadas com alguma precocidade “de modo a preservar bons níveis de acidez e em diferentes fases de maturidade para realçar a complexidade e equilíbrio do vinho”, apresenta a empresa.

A atenção aos detalhes continua na adega com maceração pré-fermentativa para maximizar os aromas, e com o recurso à vinificação em barricas de carvalho francês de 500 litros a proporcionar boa estrutura. “Uma cuidada bâtonnage ao longo do inverno e primavera contribui para a fantástica cremosidade do vinho”, acrescenta a produtora vitivinícola.

Produzido em 2020, o Taifa estreia-se com apenas duas mil garrafas e 80 magnas. “O aroma do vinho reúne uma combinação de madressilva, maresia e notas minerais de iodo e sal, além de notas de baunilha e alguma tosta. A rica textura proporciona sabores cremosos de alperce, marmelo e subtis notas de mel, equilibrada pela acidez cítrica”, revela a Symington.

O nome desta nova marca da empresa é inspirado nos pequenos principados e reinos criados na Península Ibérica durante a presença moura. Portalegre e a região circundante integravam um dos mais extensos taifas e o rótulo reflete os padrões geométricos decorativos que fazem parte do legado mouro do Alentejo.

Localizada na sub-região de Portalegre, a Quinta da Fonte Souto foi a primeira propriedade que a família Symington adquiriu fora da região do Douro, em 2017.  Tem, desde então, construído uma reputação de produzir vinhos de elevada qualidade.

“Desde que adquirimos a Quinta da Fonte Souto em 2017, sentimos grande alento pelos incríveis vinhos que temos vindo a produzir de forma consistente nesta singular sub-região do Alentejo. As características únicas da propriedade, que conjugam altitude, solos xistosos-graníticos, abundância de água e exposições favoráveis, têm-nos proporcionado tremenda amplitude para produzir vinhos brancos e tintos de classe mundial”, sublinha Rupert Symington, CEO e responsável pelas operações de vinhos DOC.

A Symington Family Estates produz vinho do Porto no norte de Portugal desde 1882. Congrega quatro casas de Porto – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s – bem como projetos de vinhos do Douro na Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Prats & Symington, sendo a principal proprietária de vinhas no Douro com 26 quintas a perfazer 2.462 hectares, dos quais 1.114 de vinha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *