Homepage Logística Newsletter

Prémio alemão de logística atribuído à Dachser e ao Fraunhofer IML

Por a 24 de Outubro de 2023 as 12:31

O projeto ‘gémeo digital @ILO (Advanced Indoor Localization and Operations)’ garantiu à Dachser e ao Instituto Fraunhofer IML o Prémio Alemão de Logística 2023, atribuído  pela Associação Alemã de Logística.

A ferramenta cria e atualiza de forma automática e contínua um gémeo digital de todos os volumes, mercadorias e fluxos de trabalho num terminal de trânsito.

Permite ainda “que os colaboradores possam aceder a todas as informações apresentadas de forma simples e intuitiva, nos dispositivos móveis e monitores”, informam os premiados, acrescentando que o gémeo digital @ILO, que já foi testada em duas filiais, aumenta a transparência nos processos de armazém, otimizando as etapas de trabalho individual.

“A aplicação beneficia os operacionais logísticos e os motoristas, mas, também, os clientes, que poderão passar a receber informações mais precisas sobre o estado dos seus envios”, revelam.

A ferramenta digital resulta de mais de seis anos de uma investigação conjunta, realizada no Dachser Enterprise Lab, onde os especialistas da multinacional trabalham com investigadores do Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística IML, com o objetivo de desenvolverem soluções inovadoras.

A multinacional pretende implementar, em 2024, e de forma sistemática, esta nova tecnologia nas suas filiais europeias. “Mais do que um marco crucial na nossa transformação digital, o gémeo digital @ILO representa um avanço decisivo na logística de grupagem”, afirma Burkhard Eling, CEO da Dachser.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *