Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Lidl empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor

Por a 23 de Outubro de 2023 as 11:28

O Lidl Portugal está a trabalhar com os seus produtores nacionais de frutas e legumes para que, até ao final de 2025, todos possuam a certificação no módulo SPRING (Sustainable Program for Irrigation and Groundwater Use) do referencial GlobalG.A.P, que inclui normas de água reconhecidas.

“Sendo a agricultura responsável por 70% do consumo global de água, a indústria alimentar é particularmente relevante neste contexto e, por isso, o Lidl está empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor”, sublinha o grupo retalhista num comunicado.

O módulo Spring agrega vários critérios que permitem avaliar se está ou não a ser feita uma gestão sustentável da água no processo de produção, nomeadamente a conformidade legal das fontes de água e taxas de utilização, a  monitorização do consumo, o impacto na gestão sustentável de bacias hidrográficas ou a proteção de fontes de água, entre outros.

“A proteção do planeta é um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade – ‘Mais Lidl – e, por isso mesmo, para nós é fundamental que haja uma consciência global do consumo de água, como forma de ajudar a endereçar a escassez de um recurso vital a todos”, destaca Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, acrescentando que não é outra forma de o fazer “senão em conjunto com os nossos parceiros, ao longo de toda a nossa cadeia de valor – neste caso a nível de frutas e legumes – pois só desta forma conseguiremos ajudar a marcar a diferença para o futuro”.

O Lidl é membro da Alliance for Water Stewarship (AWS), que tem como objetivo alcançar um uso de água socialmente justo, ecologicamente sustentável e economicamente benéfico.

A GLOBALG.A.P. é um referencial normativo que assegura uma agricultura segura e sustentável, reconhecido internacionalmente, no âmbito das boas práticas agrícolas, que resulta de anos de investigação intensiva e da colaboração com peritos da indústria, produtores e retalhistas em todo o mundo.

Há 28 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 270 lojas, de norte a sul do país. Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente KPMG, em 2022, o Lidl Portugal contribuiu com 3.100 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,3% do PIB nacional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *