Homepage Logística Newsletter

O potencial da visão computacional na logística: mais eficiência, segurança e sustentabilidade

Por a 20 de Outubro de 2023 as 11:10

A visão computacional é uma tendência e será parte integral das operações no setor da logística nos próximos cinco anos, avança o estudo “AIDriven Computer Vision” da DHL.

Esta tecnologia é versátil e pode ser aplicada em diferentes setores, como no retalho e na produção, por exemplo, e em diferentes frentes, como na segurança, nas operações e nos processos de envio. Melhorar a eficiência, poupar tempo, aumentar a sustentabilidade e reduzir os custos, são algumas vantagens da tecnologia.

As vendas do mercado da visão computacional deverão quadruplicar: de 9,4 mil milhões de dólares em 2020 para 41,11 mil milhões de dólares em 2030, segundo dados do Allied Market Research.

A visão computacional é um domínio da inteligência artificial que permite aos computadores e sistemas extrair informações significativas de imagens digitais, vídeos e outros dados visuais. Estes sistemas podem atuar em conformidade ou fazer recomendações, recolhendo e reunindo dados visuais através de algoritmos.

“A visão computacional tem registado rápidos desenvolvimentos e todas as indicações mostram que se está a tornar numa tecnologia que molda a indústria e que é promissora ao longo de toda a cadeia de fornecimento – para clientes, colaboradores, parceiros e, certamente, para o ambiente”, afirma Katja Busch, chief commercial officer e head of customer solutions and innovation da DHL. “A visão computacional ajuda a alcançar processos mais eficientes, assim como operações mais seguras e sustentáveis”, garante.

“No setor da logística, estamos a assistir aos primeiros casos de utilização que demonstram a mais-valia da computação, incluindo várias aplicações na saúde e segurança, assim como o ajuste das medidas dos envios”, considera laus Dohrmann, vice-presidente e head of innovation and trend research da multinacional especializada em logística internacional e correio expresso. “À medida que a visão computacional evolui graças aos avanços tecnológicos na perceção de profundidade, reconstrução 3D e interpretação de imagens escuras e desfocadas, em breve irá desbloquear muitas outras oportunidades e trazer benefícios adicionais às empresas de logística”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *