Destaque Homepage Exportação Homepage Newsletter Produção Vinhos

Temas que preocupam o setor vitivinícola centram conferência da ANCEVE no Porto

Por a 17 de Outubro de 2023 as 17:16
Entre os 115 vinhos provados, 73 alcançaram 90 ou mais pontos

Álcool e saúde, novas regras de rotulagem das bebidas, sustentabilidade e valores Ponto Verde 2024 são os quatro temas que a Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) vai levar a debate a 14 de novembro.

Por considerar que estes são “temas de grande atualidade e que muito preocupam a fileira vitivinícola”, a associação organiza esta conferência que terá lugar na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto, a partir das 14h30.

A abertura será feita por Fernando Ramos, reitor da Universidade Portucalense, e cada tema apresentado por um especialista. Assim, Manuel Cardoso, sub-diretor Geral do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) vai debater o tema ‘Álcool e saúde’, enquanto Anabela Alves, coordenadora do Gabinete Jurídico do Instituto da Vinha e do Vinho vai falar das ‘Novas regras de rotulagem das bebidas alcoólicas’. A nova regulamentação Europeia que diz respeito à indicação obrigatória na rotulagem da declaração nutricional, dos ingredientes e data de durabilidade mínima, aplica-se a todos os produtos produzidos a partir de 8 de Dezembro de 2023. Na prática, a Comissão Europeia “passa a exigir que todos os produtores de vinho e de outras bebidas incluam no rótulo informações nutricionais completas e uma lista de todos os ingredientes que podem constar através de um formato digital, mas cumprindo-se um conjunto de regras e pressupostos com grande impacto para os produtores e para o sector em geral”, adianta a ANCEVE numa nota.

Um tema cada vez mais importante no acesso do setor dos vinhos, aos mercados internacionais, a ‘Sustentabilidade’ centra o debate do terceiro tema da conferência. Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, vai apresentar o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, uma ferramenta de trabalho para as organizações nacionais da fileira dos vinhos. “Com esta ferramenta, passa a ser possível a certificação das organizações, podendo ser evidenciada a nível dos mercados nacional e internacional, também através do produto comercializado”, adianta a ANCEVE.

Os ‘Valores Ponto Verde 2024’ e o risco de um aumento dos valores para mais do dobro vão centrar o último debate da conferência. Será apresentado por Ana Isabel Trigo Morais, CEO – Administradora-Delegada da Sociedade Ponto Verde (SPV), que vai falar no Valor de Contrapartida, destinado a suportar os custos das operações de recolha seletiva e triagem das embalagens. “Encontra-se em discussão uma proposta de despacho do Governo de atualização dos Valores de Contrapartida para 2024, que considera, em média, um aumento na ordem dos 97%. Para uma noção mais concreta da magnitude deste aumento, considerando as quantidades de embalagens atualmente geridas no SIGRE, o VC anual passaria dos atuais 105 milhões de euros em 2023 para 205 milhões em 2024”, lê-se na nota da ANCEVE.

Do programa da conferência consta ainda uma prova de vinhos portugueses e uma apresentação de António Lobo Xavier subordinada ao tema ‘Um Inverno agreste e intenso no Mundo, na Europa e em Portugal’, sobre “ momento de grande incerteza e inquietação” quanto ao futuro social, geopolítico, económico e financeiro em Portugal, na Europa e no Mundo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *