FMCG Homepage Newsletter Produção

Estudantes europeus visitaram a fábrica da Riberalves

Por a 17 de Outubro de 2023 as 10:50

Um grupo de estudantes da Ghent University (Bélgica), da  University of Vigo (Espanha), da University of Life Sciences in Lublin (Polónia) e do Warsaw College of Engineering and Health (Polónia) visitou a unidade industrial da Riberalves Moita, e pode acompanhar a transformação de um produto de excelência da gastronomia portuguesa: o bacalhau.

Na maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, os alunos dos cursos de frequentam cursos de Dietética, Nutrição e Gastronomia, descobriram como é feito o Bacalhau de Cura Portuguesa, um produto identitário da gastronomia nacional, que resulta de um processo produtivo muito específico.

Os estudantes das quatro universidades europeias estão em Portugal no âmbito do curso RADIANT – Tradition in Culinary Innovation, um programa intensivo financiado pelo ERASMUS+, enquadrado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. A Riberalves foi identificada enquanto caso de estudo na temática do ‘Fiel Amigo’.

“Foi com enorme satisfação que recebemos este grupo de estudantes e tivemos oportunidade de partilhar um processo que conjuga tanta tradição, qualidade e inovação. O bacalhau de cura portuguesa é uma referência nacional, faz parte da nossa história, mas tem um potencial gastronómico enorme que faz com que continue a ser constantemente reinventado, inclusivamente, pelos mais exigentes profissionais da cozinha”, referiu Ricardo Alves, administrador da Riberalves, em comunicado.

Ricardo Alves destacou o “orgulho” em receber na Riberalves “estes chefs e nutricionistas do futuro” e sublinhoiu que o bacalhau português “chegará cada vez mais a novos consumidores e novos mercados”, fruto do desenvolvimento de novos produtos já demolhados.

Para Olga Cavaleiro, professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, que acompanhou o grupo de estudantes, a visita traduziu-se numa “grande experiência, sobretudo para estes alunos que estudam dietética e nutrição”.

“Precisamos de conhecer melhor os produtos que temos na cozinha, para perceber qual é a evolução que se pode fazer e, assim, manter igualmente a tradição. A experiência numa unidade industrial como esta, que apresenta estas duas dimensões, de tradição e inovação, é verdadeiramente incrível e agradecemos muito à Riberalves pela oportunidade”, completou.

Fundada em 1985, a Riberalves é uma empresa familiar portuguesa que se tornou numa referência mundial na transformação de bacalhau. A partir de 2003, com a unidade industrial na Moita, estendeu a capacidade produtiva em 60%. Em 2022, entrou no mercado das refeições pré-cozinhadas, lançando cinco referências inspiradas em receitas tradicionais de bacalhau. A empresa vende cerca de 25 mil toneladas/ano e as exportações valem cerca de 30% das vendas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *