Destaque Homepage ESG Homepage

No dia mundial do ovo a Phenix apresenta cinco dicas contra o desperdício

Por a 13 de Outubro de 2023 as 9:00

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Ovo, um dos alimentos mais completos do mundo. Para além de ser rico em nutrientes, a sua casca pode ser aproveitada e várias maneiras, informa a Phenix. Para celebrar o dia, a start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, apresenta algumas sugestões de utilização da casca de ovo, algo que normalmente acaba no lixo.

A casca do ovo contém ácido hialurónico, um agente hidratante que contém cálcio confere elasticidade e um brilho natural. “Assim, na próxima limpeza de pele, adicione a casca de ovo triturada ao gel de limpeza que normalmente utiliza. Dessa forma, terá um bom aliado na limpeza e na boa aparência da pele”, indica a Phenix.

As cascas também podem ser utilizadas para branquear a roupa e ajudar a remover as manchas difíceis, bastando juntá-las com algumas rodelas de limão num saco de pano e colocar o saco de pano na máquina de lavar.

E para recuperar pratos e loiças escuras, “basta triturar as cascas de ovo com ajuda de uma liquidificadora até obter um pó. De seguida, este pó deve ser misturado com água e sabão e utilizado na lavagem da loiça”, revela a start-up.

Outra das maneiras de aproveitar as cascas de ovo é utilizá-las para fertilizar plantas, já que por serem ricas em cálcio, quando as entram em contacto com o solo, ajudam a aumentar o seu pH.

Por último, a start-up de combater o desperdício alimentar indica que a farinha de casca de ovo – a casca bem limpa e bem triturada até formar um pó – “funciona como antiácido para aliviar dores de estômago, azia ou má digestão”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *