ESG Homepage Newsletter

Longa Vida inaugura comunidade de energia em Matosinhos

Por a 12 de Outubro de 2023 as 15:30

A Longa Vida – Lactalis Nestlé inaugurou, em parceria com o Grupo Greenvolt, a comunidade de energia localizada no seu centro de distribuição em Perafita, concelho de Matosinhos. São 803 painéis solares fotovoltaicos colocados em três locais da unidade abrangendo uma área total de 2.200 m2.

Com este projeto, desenvolvido através da Greenvolt Comunidades, a empresa visa reduzir as emissões de CO2 e reforçar o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

“A nossa presença em Perafita tem décadas e, desta forma, estamos certos de que estreitaremos ainda mais os laços que nos unem à comunidade com a criação desta rede energética”, destaca o diretor-geral da Longa Vida Indústrias Lácteas. Nuno Tavares assegura que tirar partido da tecnologia “e contribuir para um mundo mais sustentável é uma das prioridades da Longa Vida”.

Por seu turno, João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt diz que o projeto desenvolvido para a Longa Vida “demonstra, por um lado, que as empresas estão cada vez mais empenhadas em transitar com impacto financeiro positivo para soluções energéticas renováveis de geração distribuída e, por outro, reflete que confiam na Greenvolt para os ajudar a fazer essa transição, o que é evidentemente gratificante para nós”.

Com a instalação dos painéis, a Longa Vida – Lactalis Nestlé passa a contar com uma capacidade instalada de 470 KWp e “assegura uma produção anual de 653 MWh para autoconsumo, mas também para a comunidade residente no raio de até quatro quilómetros, que poderá igualmente beneficiar desta energia limpa”, informa a empresa numa nota, acrescentando que representa uma redução de cerca de 185 toneladas de CO2, equivalente a 7600 árvores plantadas.

A Longa Vida assumiu o projeto de criação desta comunidade de energia como uma das prioridades em política de sustentabilidade. Entre outras iniciativas que desenvolve, está a incorporação de plástico reciclado no fabrico de produtos como garrafas de iogurtes, que este ano “gerou uma poupança de cerca de 40 toneladas de plástico virgem”, e o investimento em inovação e desenvolvimento, de novas tecnologias que permitam substituir plástico virgem por plástico reciclado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *