Homepage Newsletter Produção

‘Portas Abertas’ para visitar a região Viseu Dão Lafões

Por a 10 de Outubro de 2023 as 11:57

É no fim de semana de 13 a 15 de outubro que acontece a a primeira edição de um evento que pretende ser anual e que potencie o posicionamento do território enquanto destino de enoturismo de excelência. O Portas Abertas convida a visitar a região Viseu Dão Lafões e nesta edição de estreia conta a participação da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde).

Os produtores participantes irão proporcionar experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas), a sessões de show cooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região Demarcada do Dão.

Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “antes de mais, o Portas Abertas é um convite à descoberta de Viseu Dão Lafões, das nossas gentes, da nossa cultura e do nosso património, através de um casamento perfeito entre gastronomia e vinhos”.
“Este convite encerra uma oportunidade única que se traduz no facto de proporcionar aos participantes o acesso exclusivo, na primeira pessoa, a histórias e experiências que refletem a essência do Dão. Partindo desta premissa, esperamos que esta iniciativa se paute pelo sucesso”, acrescenta o Presidente, em comunicado.

Segundo Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, “o nosso objetivo, com esta iniciativa dedicada ao enoturismo, é que os apreciadores de vinhos de todo o país tenham a oportunidade de ter um contacto mais próximo, logo mais personalizado, com o vinho do Dão e os seus produtores. Ao promover a oferta de enoturismo, estamos a contribuir para o desenvolvimento e diversificação de mais um pilar da economia rural que é a produção vitícola e os produtos a ela associados”.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, salienta que “a CIM tem desenvolvido uma forte aposta na qualificação dos agentes locais ao nível do enoturismo. Esta iniciativa vem demonstrar a proposta de excelência do serviço que a região do Dão oferece aos seus visitantes. Temos vinhos excecionais, uma gastronomia distintiva e uma cultura intrinsecamente ligada a estes produtos, o que faz desta região um destino privilegiado de enoturismo. Estamos muito entusiasmados e otimistas em relação ao Portas Abertas”.

Portas Abertas é um evento promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo por parceiros a Comissão Vitivinícola Regional do Dão financiado pelo Turismo de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *