ESG Homepage Newsletter Tecnologia

Sonae Tech Hub é dos edifícios mais sustentáveis do mundo

Por a 26 de Setembro de 2023 as 11:23

O Sonae Tech Hub, situado na sede do Grupo Sonae, na Maia, integra a restrita lista de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais elevada, sendo ainda o único em Portugal a acumular as certificações LEED e WELL nos níveis platina.
O certificado com o nível Platina é o mais elevado atribuído pelo International WELL Building Institute e pelo US Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis.

O investimento no mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus ascendeu a 11 milhões de euros. Inaugurado em 2019 e gerido pela Sonae Sierra, empresa do Grupo dedicada ao setor imobiliário, é um espaço de inovação com uma área bruta acima do solo superior a 6.900 metros quadrados, com quatro pisos de escritórios e dois de estacionamento subterrâneo. Além das zonas de trabalho individual em open space, inclui espaços de brainstorming e de colaboração, salas de reuniões, um restaurante e cafetaria Go Natural.

O Sonae Tech Hub tem 570 m2 de painéis solares, que contribuem para uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, do uso eficiente da água, com aproveitamento de águas pluviais, e um conceito que privilegia um ambiente premium, quer ao nível da qualidade do ar como do conforto térmico. “De forma a promover a transição para a mobilidade sustentável e elétrica, o parque do edifício tem postos de carregamento elétrico, estando também implementadas iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade suave, nomeadamente pela utilização de bicicleta”, informa ainda o comunicado.

“Estamos perante um edifício único quer pelas suas especificidades quer pelo seu pioneirismo em Portugal na obtenção das duas certificações mais prestigiadas do mundo ao nível da sustentabilidade, saúde e bem-estar”, sublinha Marco Aurélio Nunes, Director de Investment Management na Sierra, sublinhado o orgulho do Grupo em receber a certificação no nível Platina, “que vem materializar a nossa ambição de proporcionar condições únicas no espaço de trabalho, fomentando a colaboração, a criatividade e o bem-estar, e que se junta à certificação LEED, obtida em 2020, que distinguiu este edifício ao nível da sustentabilidade”.

Em 2020, o Sonae Tech Hub já tinha recebido a certificação LEED de nível Platinum, alcançando a pontuação mais elevada atribuída a um edifício em Portugal e que premiou as suas características ambientais. O Sonae Tech Hub foi, assim, considerado o edifício construído de raiz mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial. A certificação WELL é considerada a primeira do mundo focada exclusivamente em critérios de saúde e bem-estar. Entre os requisitos avaliados estão ar, água, iluminação, materiais e conforto térmico, nutrição, mente, mobilidade, acústica e comunidade.

A Sonae Sierra é uma empresa multinacional que opera de forma integrada no negócio imobiliário. Com projetos realizados em mais de 35 países, gere atualmente cerca de oito mil milhões de euros em ativos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *