Logística Newsletter

Brambles reduz em 5,2% as emissões de CO2 em toda a sua cadeia de abastecimento

Por a 25 de Setembro de 2023 as 21:48
Brambles

A Brambles, empresa especializada em gestão de paletes que opera em Portugal através da marca CHEP, lançou o Relatório de Sustentabilidade de 2023, que informa sobre os problemas e resultados ambientais, sociais e governamentais (ESG — Environmental, Social and Governance) nas respetivas operações globais – dados que são referentes ao ano fiscal 2023, que terminou a 30 de junho.

O Relatório de Sustentabilidade de 2023 destaca o progresso material alcançado pela Brambles rumo à sua ambiciosa visão regenerativa. “A grande variedade de conquistas já alcançadas demonstra a posição de liderança global da Brambles em termos de sustentabilidade, bem como a importância da colaboração numa economia circular para se desenvolverem as cadeias de abastecimento sustentáveis e resilientes do futuro” refere em comunicado.

O alcance de uma redução de 5,2% da emissão de gases com efeito de estufa em toda a cadeia de valor (âmbitos 1, 2 e 3) em relação ao ano fiscal de 2022 e de 7,7% desde a base de referência do ano fiscal de 2020, ao mesmo tempo que se mantém a neutralidade de carbono nas operações (âmbitos 1 e 2) e se fortalece a combinação da nossa utilização de eletricidade 100% renovável, é uma das conclusões do relatório. Refira-se que, segundo a Brambles, a combinação de energia 100% renovável no ano fiscal de 2023 é composta por 39% de contratos renováveis, 3% de geração no local e 58% de certificados de atributos de energia.

A possibilidade do crescimento sustentável de mais 3,85 milhões de árvores através da implementação de práticas sustentáveis em plantações de madeira, como parte dos objetivos de floresta positiva e melhorar a circularidade da rede ao salvar aproximadamente 10 milhões de paletes através de iniciativas de recuperação e reparação, preservando-se assim o valor do capital fabricado, ao mesmo tempo que se conserva o capital natural através da redução da procura de matérias-primas, também está em destaque.

O avanço na ambição de resíduos positivos através do lançamento de uma nova plataforma de plástico composta por 100% de plástico pós-consumo e um total de 13 plataformas da próxima geração com conteúdo reciclado, a geração de valor social e comunitário duradouro através da associação de postos de trabalho a projetos de reflorestação (em Tabasco, foi criado uma nova função florestal para cada 10 hectares de reflorestação e atribuído um engenheiro florestal qualificado para cada 500 hectares) e o aumento da diversidade de género em todos os níveis da empresa, sendo que as mulheres constituem agora 45,5% dos cargos de direção, 36,3% dos cargos de liderança e 8,3% dos cargos nos centros de serviço, também se destacam neste relatório.

“Os principais progressos que realizámos no sentido de alcançar os nossos objetivos de sustentabilidade devem-se ao foco inquebrável e ao compromisso comum existentes em todas as áreas da nossa empresa. Para a Brambles, a nossa liderança global em sustentabilidade representa simultaneamente uma enorme fonte de orgulho e um avanço estratégico, numa altura em que o mundo está a mudar para uma economia de baixo carbono. Esta estratégia permite-nos garantir que conseguimos continuar a gerar valor para todos os stakeholders” sublinha Graham Chipchase, chief executive officer da Brambles.

Segundo Juan Jose Freijo, chief sustainability officer da Brambles, “para além do nosso próprio impacto, também reconhecemos que o papel central da Brambles nas cadeias de abastecimento coloca-nos numa posição única para fomentar a mudança e ajudar a atrair outros para o sistema circular”.

Juan Jose Freijo afirma ainda que “os nossos feitos em 2023 sublinham a importância da colaboração nesta missão, sendo profundamente gratificante ver tantos clientes e fornecedores da CHEP e parceiros da indústria a responder positivamente ao nosso apelo de desenvolvimento de cadeias de abastecimento regenerativas”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *