Distribuição ESG Homepage Newsletter

Portugueses sabem o que é pegada de carbono e dizem que pesa na decisão de compra

Por a 15 de Setembro de 2023 as 15:19

A pegada de carbono dos fornecedores e comerciantes tem influência na decisão de compra dos portugueses, conclui o estudo “Perceção da Sustentabilidade em Portugal’, realizado pela empresa especializada em serviços financeiros Mastercard.

De acordo com os resultados do barómetro, a maioria dos portugueses (74%) diz estar familiarizada com o conceito de pegada de carbono, mas apenas 15% conhece a sua pegada de carbono. A grande maioria (87%) mostra interesse em saber qual o impacto ambiental das suas compras.

Segundo a mesma fonte, 80% dos portugueses são sensíveis à política de sustentabilidade dos comerciantes e fornecedores onde fazem as suas compras. Mais de metade (52%) revela que já deixou de comprar um produto devido a má reputação ou mau comportamento do fornecedor e comerciante em relação ao meio ambiente.

Quando inquiridos sobre a melhor maneira de obter a informação sobre a pegada de carbono dos produtos, a maioria considera que a forma mais eficaz é a disponibilização de um “semáforo” ou rótulo que mostre o valor das emissões de CO2 (43%).

Os entrevistados acreditam que as medidas que poderão ter maior impacto na redução da sua pegada de carbono são a reciclagem e a reutilização (65%), seguidas do consumo responsável (50%) e da menor produção de resíduos (46%).

Mas se a maioria dos portugueses está familiarizado com o termo pegada de carbono, o mesmo não sucede quando se fala de critérios de ESG – governança social, ambiental e corporativa. Apenas 8% dos portugueses conhecem estes critérios, indica o estudo.

O barómetro foi realizado no âmbito da campanha que está a ser lançada para apoiar a iniciativa Priceless Planet Coalition, iniciada em 2020 pela Mastercard, que tem como objetivo a reflorestação de diversas zonas do globo, incluindo em Portugal, e que prevê a plantação de 100 milhões de árvores até 2025.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *