FMCG Homepage Newsletter

Vendas da Pernod Ricard sobem 10% para 12.140 milhões de euros

Por a 1 de Setembro de 2023 as 15:46

Pernod RicardA Pernod Ricard encerrou o ano fiscal de 2023 com um crescimento orgânico de 10% nas vendas líquidas para 12.137 milhões de euros. O distribuidor internacional de bebidas espirituosas e vinho reportou, em comunicado, lucros líquidos de 2.262 milhões de euros, mais 13% em relação ao ano fiscal de 2022, um “forte aumento”, considera, para o qual contribuiu o “crescimento do lucro das operações recorrentes”.

“A Pernod Ricard apresentou um desempenho muito forte durante o ano inteiro, alcançando um crescimento de dois dígitos nas vendas e nos lucros, apesar do ambiente volátil. A relevância da nossa estratégia de crescimento, a conveniência das nossas marcas e o empenho inabalável e a agilidade das nossas equipas permitiram-nos ganhar quota na maioria dos mercados e reforçar os preços”,  sublinhou Alexandre Ricard, presidente e diretor executivo para justificar os resultados.

O fluxo de caixa livre recorrente da distribuidora das marcas Jameson e Absolut, entre outras, atingiu 1.653 milhões de euros e a dívida líquida aumentou para 10.273 milhões de euros.

A empresa propôs o pagamento de um dividendo de 4,70 euros, um aumento de 14% em relação ao ano fiscal de 2022, e um programa de recompra de ações de 500 milhões de euros a 800 milhões de euros no ano fiscal de 2024.

Sobre o futuro, Alexandre Ricard afirma estar confiante na capacidade de cumprir objetivos a médio prazo, apesar da conjuntura desafiadora que paira sobre o ano fiscal de 2024. A empresa espera  um “crescimento alargado e diversificado das vendas líquidas” para conjunto do ano, uma “adaptação ao abrandamento das pressões inflacionistas” e o “foco contínuo na gestão do crescimento das receitas e na eficiência operacional”.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *