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Centros comerciais: Qual a chave para o sucesso?

Por a 17 de Agosto de 2023 as 11:04

Miragem IMLuís Arrais, diretor Iberia de Retail Property Management da CBRE

Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores tem vindo a alterar-se devido a inúmeros fatores, mas sobretudo ao aumento das compras online. Como resultado, os centros comerciais têm vindo a adaptar-se por forma a serem mais que um espaço de compras. Aqueles que se têm sabido reposicionar são, atualmente, um ponto de encontro com e para a comunidade, desenvolvendo ações sociais, ambientais e culturais.

Neste sentido, os processos de digitalização destes espaços têm-se acelerado, através do investimento em tecnologia com o objetivo de oferecer plataformas de compras, entregas ao domicilio e opções de recolha dentro do centro comercial. Esta digitalização fez com que os clientes pudessem comprar de forma mais fácil e segura, permitindo também às lojas o desenvolvimento de um canal adicional de vendas que lhes permite criar engagement com os seus clientes, mesmo quando não há uma presença física em loja.

Neste contexto, há alguns centros comerciais que foram pioneiros na adaptação a estas novas tendências do mercado, facilitando aos clientes ferramentas digitais inovadoras, como por exemplo o assistente virtual que permite ajudar o cliente a encontrar o que pretende ou a esclarecer dúvidas online, as zonas de click & collect que permitem facilitar o levantamento de encomendas, os work hubs com o reforço do wifi e postos de carregamento, os diretórios digitais e a ferramenta mall&go, uma plataforma de delivery com custo mais baixo para cliente e lojista.

Por outro lado, a crescente consciência ambiental e a necessidade de implementar práticas de responsabilidade social estão também a transformar a estratégia de gestão de centros comerciais. A sigla ESG (Environmental, Social & Governance) tornou-se absolutamente central e vários ativos têm compromissos para atingir a meta de zero emissões de carbono.

O momento de transformação que estamos a viver obriga a estratégias de gestão altamente personalizadas para cada ativo, que tenham em consideração as necessidades e tendências locais e que consigam analisar e transformar dados em tempo real por forma a adaptar-se proactivamente ao futuro iminente. Assim, em jeito de resumo, posso dizer que a capacidade de adaptação, a personalização, a digitalização e o compromisso com a sustentabilidade são a chave para o sucesso dos centros comerciais.

 

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