Distribuição Homepage Newsletter

Lucro da Sonae cai 42% no primeiro semestre

Por a 28 de Julho de 2023 as 8:19

SonaeO lucro da Sonae diminuiu 41,6% no primeiro semestre, na comparação homóloga, para 69 milhões de euros. Em comunicado, a empresa diz que “o resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 69 milhões de euros, uma diminuição de 41,6%, refletindo o apoio às famílias, o aumento dos custos financeiros e dos impostos e o investimento na expansão e digitalização dos negócios”.

O volume de negócios consolidado superou 3,8 mil milhões de euros entre janeiro e junho, o que representa uma subida de 12%, “suportado pelos ganhos de quota de mercado na MC e na Worten e pelos investimentos na expansão dos negócios”.

O EBITDA subjacente totalizou 301 milhões de euros e a margem EBITDA diminuiu 0,2pp, em termos homólogos, devido, segundo empresa, “aos esforços contínuos para absorver parte da pressão inflacionista, sobretudo nos formatos de retalho alimentar”.

“No segundo trimestre do ano, e apesar do volátil ambiente macroeconómico e de contextos competitivos desafiantes, a Sonae registou um desempenho globalmente muito positivo. Os nossos negócios continuaram a crescer com base em propostas de valor únicas e mantivemos a gestão ativa do nosso portefólio para criar valor para os nossos acionistas”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no comunicado.

O investimento consolidado do grupo da Maia atingiu 684 milhões de euros nos últimos 12 meses, um crescimento de 22% em relação ao período homólogo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *