Homepage Newsletter Produção

Há um novo produtor de vinho na Península de Setúbal

Por a 28 de Julho de 2023 as 15:17

Há um novo produtor de vinhos na região da Península de Setúbal, em Palmela. A Herança Sanheiro é resultado de uma história familiar que dá origem a vinhos tintos, 100% da casta Castelão, a principal da região. O projeto de Joel Sanheiro aposta em vinhos de qualidade e tem a ambição de manter viva a tradição e a história da família.

Para já,  Joel Sanheiro produz dois vinhos: Herança Sanheiro Story e Herança Sanheiro Supreme. O primeiro é um Castelão “tradicional, franco e vibrante”, já o Supreme 2020 é um tinto “mais desafiador para os sentidos, de taninos ricos e envolventes, deixa notas que refletem o estágio em barrica de carvalho francês”, explica Joel Sanheiro, acrescentando que são vinhos de pouca intervenção, “onde quase tudo é manual, como pisa a pé e mistura de massas também a pé, sendo utilizada uma prensa muito antiga, com mais de cem anos”.

Joel Sanheiro explica resumidamente a história de produção de vinhos dos seus antecessores: “O terreno vem da altura do meu bisavô, foi ele que lá plantou a vinha original. O meu avô tratava da vinha, vendia parte da uva e fazia vinho para consumo próprio. Depois passou para o meu pai, Joaquim Sanheiro, que logo tomou a pulso a situação e tratou de replantar e aramar. Fez uma adega com lagares e depósitos de cimento e passou a usar a uva toda para fazer vinho, cuja produção vendia a granel, boca a boca e em patuscadas, festas com comida e bebida aos fins-de-semana. Em 2017, decidi começar a fazer vinho e seguir as suas pisadas. Atualmente. uso apenas um hectare, que corresponde ao terroir com solo arenoso (o restante tem solos mais argilosos). A vinha tem agora mais de trinta anos e não é regada”, destaca o produtor.

Joel Sanheiro ocupa-se da enologia, com apoio do pai, e reconhece que nem toda a gente gosta de vinho 100% Castelão, mas acredita que “o importante no vinho são as sensações e lembranças que trazem ao beber e se é agradável ou não”. Os vinhos Herança Sanheiro não são filtrados, a filtragem é feita por decantação natural, o vinho precipita nos depósitos, é passado a limpo, e assim sucessivamente. “Quero fazer o vinho como era feito aqui antigamente e mantendo a tradição familiar, mas com alguns melhoramentos no processo para lhe dar a qualidade necessária”, destaca.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *